Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Luiz Henrique Machado

Foto: Luiz Henrique Machado

O Governo do Tocantins publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) N° 6428 dessa terça-feira, 10, o resultado final do Concurso Público do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) para o ingresso de bombeiros militares no Curso de Formação de Oficiais (CFO) e no Curso de Formação de Praças (CFP). O certame foi planejado, organizado e executado pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), e pelo CBMTO.

Na 5ª etapa do certame os candidatos passaram por uma Investigação Social. O foco foi na análise da idoneidade moral e da vida pregressa dos candidatos.

A edição do DOE traz além do resultado definitivo da  5ª etapa, o resultado final do Concurso, com a relação dos aprovados seguindo a ordem de classificação, por cargo e sexo, conforme a nota obtida no concurso público. 

As vagas são para dois cargos: Cadete e Aluno Praça. Cada uma das cinco fases foi realizada em Palmas. Para o cargo de Cadete o Governo do Tocantins, por meio do CBMTO, abriu 10 vagas, e para Aluno Praça, 100 vagas.

"Nos alegra ver mais um concurso chegando a essa fase final, pois ele tem um significado muito importante não só para o Corpo de Bombeiros, mas também para toda a sociedade. Esse era um certame que ficou praticamente dez anos sem ser realizado, gerando uma lacuna no quadro de oficiais da nossa querida corporação. Fica aqui os parabéns aos aprovados, que se dedicaram e agora estão diante de uma grande oportunidade, numa carreira promissora e ainda servindo a população", destaca o governador Wanderlei Barbosa.

A homologação do certame e convocação para posse e matrícula deverá ocorrer por meio do Diário Oficial do Estado (DOE). O Cadete será matriculado no Curso de Formação de Oficiais (CFO), que tem duração aproximada de dois anos letivos. Após, com a aprovação no CFO, ele será declarado Aspirante a Oficial.

“Estamos encerrando mais essa etapa do concurso, demonstrando  compromisso do Governo do Estado com o Corpo de Bombeiros Militar,  aumentando seu efetivo para desenvolver melhor sua atividade e atender melhor a população tocantinense", enfatiza o coronel Carlos Eduardo Farias, comandante-geral do CBMTO.

O candidato que ingressar na Corporação no cargo de Aluno-Praça será matriculado no Curso de Formação de Praças (CFP). Após a conclusão do curso será promovido à graduação de Soldado. (Secom/TO)