Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Gilmar Rose/KMCom

Foto: Gilmar Rose/KMCom

Terminou nesse fim de semana, na cidade de Nova Santa Rita/RS, o 58º Campeonato Brasileiro de Kart, do Grupo 1. A pista do Circuito Internacional Techspeed foi o local escolhido pela CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo - para o evento, que reuniu atletas de vários cantos do País. O piloto João Victor (Pleno Construções Ltda / JD Engenharia, Locações e Transportes Ltda. / Equipe: GM / Coach: Digão), da cidade de Palmas, capital do Tocantins, representou bem sua terra natal, pela categoria Mirim, neste que foi seu primeiro Campeonato Brasileiro.

Com pista molhada no início da programação do evento, João Victor começou de forma um tanto tímida as sessões de treinos livres, muito pelas chuvas sobre o kartódromo gaúcho. Na tomada de tempo, que definiu o grid de largada, a água no motor de seu kart o colocou na décima segunda fila.

João Victor teve que batalhar nas duas provas classificatórias e na pré-final por uma colocação na final que tivesse condições de lutar pelo pódio. Após o vigésimo segundo lugar na primeira corrida e o décimo sexto na segunda classificatória, era tudo ou nada na pré-final, e o piloto do kart número 31 foi para cima para ganhar treze posições e terminar em sexto, o que o colocou na terceira fila na final do último sábado (14).

Foto: Gilmar Rose/KMCom

Na prova que decidiu o título da categoria Mirim, mesmo largando no pior lado da pista, João Victor conseguiu se manter na sexta colocação e fez uma prova de gente grande na maior parte da corrida. Chegou a estar em  quinto, mas na última volta, na disputa por posições, acabou cruzando a linha de chegada na décima quarta colocação. Após revisão dos comissários de prova, o piloto de Palmas teve penalizações de tempo em seu resultado final, que o colocaram na vigésima segunda posição.

"Acho que estava brigando pela minha posição na corrida, mas acabei levando as penalizações e só posso aceitar o resultado. Foi um bom Brasileiro de Kart, aprendi muito e vou voltar ano que vem, para fazer meu melhor e para estar no pódio", disse João Victor após o fim da prova.

Agora o piloto do Tocantins volta para casa para começar a preparação para a 9ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, que vai ser disputada no Kartódromo de Aldeia da Serra, ainda este mês, no dia 28 de outubro. Será a penúltima etapa da temporada 2023 da competição regional, prevista para terminar no mês de dezembro.