Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

 Projeto Financiado pela Fapt para cultivo de Mandioca foi premiado em Simpósio.

Projeto Financiado pela Fapt para cultivo de Mandioca foi premiado em Simpósio. Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal  Projeto Financiado pela Fapt para cultivo de Mandioca foi premiado em Simpósio. Projeto Financiado pela Fapt para cultivo de Mandioca foi premiado em Simpósio.

O trabalho de pesquisa denominado 'análises moleculares voltadas para o estudo e melhoramento da cultura da mandioca', financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), foi premiado com o 1° lugar na área de Ciências Agrárias no XIX Seminário de Iniciação Científica da Universidade Federal do Tocantins (UFT). O evento ocorreu no Câmpus Universitário de Palmas e contou com mais de 100 apresentações de trabalhos científicos.

O trabalho, da estudante Renata Alcanfor Concentino (bolsista pelo CNPq), vinculado ao Edital de Pesquisa Agropecuária Fapt/Seagro que busca contribuir com o fortalecimento do setor agropecuário, irá proporcionar o desenvolvimento de métodos moleculares para detecção das principais viroses que acometem a cultura da mandioca, um estudo inédito e com grande relevância para o Tocantins. O projeto tem como objetivo validar protocolos de extração de RNA, identificar e validar genes de referência para estudos moleculares e desenvolver um método molecular para verificar a sanidade dos genótipos de mandioca, detectando vírus por meio da técnica de PCR em Tempo Real.

A estudante falou sobre ter ficado honrada com o reconhecimento do prêmio e reafirmou a importância da pesquisa realizada e de como o resultado obtido do projeto impactará os produtores. “Como estudante universitária e bolsista de iniciação científica pelo CNPq, fico extremamente honrada com a oportunidade de projeto e com o desfecho da pesquisa que desenvolvemos com tecidos de mandioca, cujos resultados são tão promissores e frutíferos não apenas para os milhares de produtores de mandioca do Estado e do Brasil, mas também para todos os envolvidos nas mais diversas cadeias produtivas relacionadas ao vegetal, que serão beneficiados pelo avanço que alcançamos com a otimização dos protocolos de extração de RNA dos tecidos de mandioca. ”, pontuou Renata.

O professor do curso de Medicina, Horllys Gomes Barreto, coordenador do projeto de pesquisa e orientador da Renata (aluna premiada), falou sobre a importância do financiamento e das parcerias. "O trabalho premiado é a primeira etapa do projeto de pesquisa financiado pela Fapt, que vai proporcionar no final, o desenvolvimento de métodos moleculares para detecção das principais viroses que acometem a cultura da mandioca, um estudo inédito e muito relevante para o nosso Estado. É fruto de uma parceria entre a UFT, EMBRAPA (Pesca e Aquicultura) e RURALTINS, que visa entregar tecnologias inovadoras para os produtores de mandioca, o que considero como o maior prêmio."

Para Gustavo Azevedo Campos, pesquisador da Embrapa (Pesca e Aquicultura) e coorientador da aluna premiada, falou sobre os benefícios práticos da pesquisa. “Esse apoio da Fapt é  muito importante, pois possibilita estudos que vão beneficiar o agro no Tocantins. Este projeto específico, trata da extração de RNA, e vai culminar em um protocolo para identificar  vírus de plantas, que atacam a mandioca e que são altamente limitantes. Então, essas técnicas biotecnológicas financiadas por esse projeto, vão culminar em um protocolo que vai ser possível coletar plantas aqui no Tocantins e separar aquelas que estão doentes, com sintomas praticamente invisíveis, só detectado por exames. Um projeto que terá uma aplicação prática muito importante” disse o pesquisador.

A cultura da mandioca, muito praticada no Tocantins, enfrenta desafios relacionados a pragas, doenças e viroses que impactam significativamente a produção, que pode ser tanto para cultivo in natura quanto para uso industrial.

 “Atualmente, há uma demanda considerável por pesquisas regionalizadas voltadas para a produção de mandioca, visando o avanço no desenvolvimento da cadeia produtiva no Estado do Tocantins. Os técnicos e produtores necessitam de resultados de pesquisas locais que esclareçam sobre qual cultivar plantar em suas regiões, levando em consideração a finalidade do plantio, bem como a garantia de que o material plantado não está infectado por viroses, entre outras questões relevantes. Nesse contexto, este projeto de pesquisa é de grande importância para a cadeia produtiva da mandioca. Essa iniciativa representa o início de um trabalho de relevância significativa para a Assistência Técnica e Extensão Rural no Tocantins e para os produtores de mandioca, fornecendo informações locais valiosas sobre as tecnologias a serem adotadas no Estado. Vale ressaltar que este projeto  que conta com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt), na fase inicial, já obteve reconhecimento ao conquistar o primeiro lugar na área de Ciências Agrárias do XIX Seminário de Iniciação Científica da UFT”, afirmou o Domício Rodrigues, pesquisador do Ruraltins, também parceiro no trabalho de pesquisa.

O projeto financiado pela Fapt também vai proporcionar o desenvolvimento de uma dissertação de mestrado e uma tese de doutorado, nos programas de Agroenergia Digital e Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte, respectivamente.