Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Silvio Santos

A Assembleia Legislativa do Tocantins (AL-TO) realizou na tarde dessa terça-feira, 18, mais uma reunião da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA). Presidida pelo deputado Gutierres Torquato (PDT), o encontro agregou parlamentares estaduais e integrantes do setor e discutiu, principalmente, medidas necessárias para a instituição do Código Florestal do Tocantins.

Ao abrir a reunião, Torquato adiantou que o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) já demonstrou interesse nas discussões realizadas pela Frente Parlamentar. “Estamos vivenciando um grande momento para o Agronegócio no Estado e é indispensável a união e apoio de todos os envolvidos”.

Os deputados presentes - Cláudia Lelis (PV), Marcus Marcelo (PL), Gipão (PL) e Luciano Oliveira (PSD) - foram unânimes ao demonstrar apoio à categoria. “Sabemos das dificuldades enfrentadas no campo e temos interesse em melhorar as condições do produtor rural”, disse Luciano Oliveira.

Proposta

Na ocasião, o presidente do Sindicato Rural de Araguaína, Wagner Borges, apresentou uma minuta com propostas a serem consideradas no processo de revisão do Código Florestal do Tocantins. Ele destacou a necessidade urgente de segurança jurídica para o produtor rural.

“A nossa segurança jurídica passa pela segurança da propriedade rural e pela segurança ambiental. Temos que buscar soluções rápidas. Não podemos continuar cumprindo uma lei federal que ainda não foi adaptada para as condições do Tocantins”, destacou Borges.

Reunião com Governo

“Não podemos parar. O momento para essas discussões é favorável”, disse Cláudia Lelis sugerindo uma reunião com os gestores estaduais da Agricultura, do Meio Ambiente e do Instituto Natureza do Tocantins, a fim de envolvê-los no processo. A reunião foi acatada pelos presentes e agendada para às 8h desta quarta-feira, 18, na sala de reuniões da Assembleia. (AL/TO)