Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Luciana Pires

Foto: Luciana Pires

Acontece no próximo sábado, 21, o drive-thru para recebimento de eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós-consumo, visando a reciclagem. A iniciativa, parceria entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA) e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), visa conscientizar e incentivar a população palmense a realizar o correto descarte desses resíduos, os quais requerem um tratamento segregado de outros resíduos sólidos, devido ao seu potencial poluente. A ação ocorre das 9 às 18 horas, na Avenida NS-4, no Parque Cesamar.

Entre os objetos que podem ser descartados estão celulares, fones de ouvido, geladeiras, TVs e outros eletrodomésticos. Esses equipamentos mais obsoletos têm a tendência de se acumular e necessitam de um descarte adequado para evitar possíveis contaminações que podem afetar o solo, mares e até o ar.

Com o intuito de assegurar o tratamento adequado dos resíduos coletados, a parceria entre a ABREE e a FMA possibilita o encaminhamento desses produtos a uma empresa especializada em manufatura reversa para o correto processamento dos resíduos, permitindo sua reintegração à cadeia produtiva por meio de processos de reciclagem. 

Como descartar? 

O descarte desse tipo de resíduo deve observar alguns cuidados, mesmo quando entregue em centrais de recebimento. No caso de haver algum material perfurante ou cortante é importante serem embalados adequadamente e sinalizados como risco de acidentes para evitar que alguém se machuque. Caso as embalagens tenham sido guardadas, elas poderão ser utilizadas para esse descarte. Inclusive, elas costumam ter informações sobre os centros de atendimento ao consumidor (CACs), onde é possível obter orientações dos cuidados de saúde, higiene e logística reversa. (Secom Palmas)