Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Ascom Mantoan

Foto: Ascom Mantoan

A Assembleia Legislativa realizou na manhã desta quinta-feira, 19, sessão solene em homenagem ao Dia do Nordestino. Na oportunidade, o deputado estadual Eduardo Mantoan (PSDB) fez questão de celebrar a data, relembrando o mais ilustre nordestino da história do Tocantins, o ex-governador do Tocantins, Siqueira Campos (em memória). 

“A região nordeste do Brasil é um tesouro de cultura e resiliência, e é nosso dever destacar e enaltecer as contribuições inestimáveis que os nordestinos trouxeram e continuam trazendo para o nosso país e, especialmente, para o nosso Estado. Graças ao sonho do nordestino nascido em Crato, no interior do Ceará, que o Tocantins é uma realidade há 35 anos. Um Estado que nasceu graças à bravura do eterno governador José Wilson Siqueira Campos, cujo legado tenho a honra de manter vivo para as futuras gerações de tocantinenses”, destacou Mantoan. 

Para prestar sua homenagem a todo povo nordestino, o parlamentar escolheu três personalidades: Horácio Noca da Silva e os secretários Raimundo Cavalcante Júnior e Carlos José de Assis Júnior.

Homenageados

Horácio Noca da Silva nasceu em Parambu, no Ceará, e desde 2014 vive em Palmas com sua esposa, a pastora Sandra Soares da Costa. Casados há 23 anos, possuem três filhos. “Sou um cearense criado com cuscuz e rapadura com muito orgulho! Foram muitas lutas no meu Ceará até chegar a esta cidade maravilhosa, onde sou tão feliz que até parece que nasci aqui”, disse, agradecido.

Raimundo Cavalcante Júnior é natural de Parnaíba, no Piauí. De família de comerciantes, iniciou sua jornada como administrador de empresas no setor privado. Teve a oportunidade de ampliar seus horizontes profissionais em sua passagem pela Federação das Indústrias e Federação do Comércio do Estado do Piauí. Na Prefeitura de Palmas, exerceu os cargos de Superintendente de Indústria e Comércio, Secretário Executivo de Desenvolvimento Econômico e Emprego, e ainda, respondeu interinamente pela Agência de Turismo. Atualmente, ocupa o cargo de Presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Palmas.

Carlos José de Assis Júnior é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual da Paraíba, especializado em Políticas Públicas para Micro Empresas (MPEs) pela Unicamp e mestrando em Desenvolvimento Regional pela UFT. Atuou como assessor na Fieto e como Membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Conselho Estadual do Meio Ambiente, Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, Comitê de Qualidade da CNI e Conselheiro Fiscal da Agência de Fomentos do Estado do Tocantins. Como servidor do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins entre os anos de 2014 a 2022, contribuiu com o desenvolvimento do Novo Sistema de Controle Interno, bem como da Comissão de Crise do Coronavírus. Além de atuar como docente no IDASP – Instituto de Direito ao Setor Público, e Conselheiro Fiscal do Sebrae, atualmente é secretário Municipal de Finanças no Município de Palmas.