Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação Kiw/AI

Foto: Divulgação Kiw/AI

O Instituto Sabin firmou parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Tocantins em Porto Nacional, para instalar um espaço dedicado ao atendimento de crianças e adolescentes que se encontram em situação de  violência sexual. A instituição responsável pelo investimento social privado do Grupo Sabin doou materiais pedagógicos, como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos para a primeira Ludoteca do município, que atende no Hospital Materno Infantil Tia Dedé.   

A inauguração do espaço será realizada no dia 24 de outubro, com a presença de autoridades locais e representantes do Instituto Sabin no Tocantins. O ambiente está localizado no Hospital Materno Infantil Tia Dedé (Rua Raquel de Carvalho, N' 420 Centro).  

O gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, explica que o Programa Ludotecas existe há mais de 10 anos e já impactou mais de 100 mil pessoas por todo o Brasil. “Os espaços são preparados para o acolhimento, escuta e oitiva de jovens e crianças que sofreram ou foram testemunhas de algum tipo de agressão e contam com atendimento especializado em um ambiente acolhedor”. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças e adolescentes, acrescenta. 

“Estamos muito felizes em contribuir com a comunidade em que atuamos. Sabemos quão importante é proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para a recuperação destas crianças”, destaca Nayara Borba, gestora do Sabin Diagnóstico e Saúde no Tocantins. Segundo ela, o Instituto Sabin foi o primeiro a instalar Ludotecas no estado. A unidade de Porto Nacional é a sexta Ludoteca doada pelo Instituto no Tocantins. 

Em Porto Nacional, o Hospital Materno Infantil Tia Dedé atende mensalmente, por meio do Serviço de Referência de Atenção à Pessoa em Situação de Violência Sexual - SAVIS, em média de 18 pessoas, entre crianças e adolescentes, segundo dados da própria unidade médica. 

Segundo Lúcia Rossana, Coordenadora do SAVIS, em Porto Nacional, a inauguração da Ludoteca Flor de Pequi significa a melhoria no cuidado, humanização e acolhimento na recuperação da saúde emocional/psicológica. “É um ganho para toda comunidade, tamanha é a sua importância”, frisa.

Sobre o Instituto Sabin  

Há 18 anos o Instituto Sabin é responsável pela gestão do investimento social privado do Grupo Sabin. Organizado como uma OSCIP, com sede em Brasília e atuando em 15 estados, além do DF, o instituto tem a nobre missão de contribuir para a melhoria da qualidade de vida, do bem-estar e da prosperidade nas comunidades onde o Grupo Sabin atua, fomentando a Inovação Social. A organização já investiu mais de R milhões em iniciativas de impacto social, impactando diretamente mais de 1,2 milhão de pessoas. Site: www.institutosabin.org.br 

Sobre o Grupo Sabin  

No Tocantins desde 2012, o Sabin Diagnóstico e Saúde conta com 14 unidades de atendimento, nas cidades de Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Gurupi e Guaraí. A empresa é referência em exames laboratoriais no estado, com serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental. Além disso, o Sabin atua em Gurupi com a plataforma integradora de serviços de saúde Rita Saúde, uma solução digital que conta com diversos parceiros como farmácias, médicos e outros profissionais, promovendo acesso à saúde com qualidade e eficiência.    

Referência em saúde, destaque em gestão de pessoas e liderança feminina, dedicado às melhores práticas sustentáveis e atuante nas comunidades onde está presente, o Grupo Sabin nasceu na capital federal, fruto da coragem e determinação de duas empreendedoras, Janete Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984. Hoje conta com cerca de 7000 colaboradores unidos pelo propósito de inspirar pessoas a cuidar de pessoas.   

Presente em 15 estados, além do Distrito Federal, a empresa oferece serviços de saúde com excelência, inovação e responsabilidade socioambiental às 78 cidades em que está presente e atende mais de 6,5 milhões de clientes ao ano em 350 unidades distribuídas de norte a sul do país. (Kiw/AI)