Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Drauzio e Mariana Varella na gravação do DrauzioCast.

Drauzio e Mariana Varella na gravação do DrauzioCast. Foto: Divulgação ftestrategias

Foto: Divulgação ftestrategias Drauzio e Mariana Varella na gravação do DrauzioCast. Drauzio e Mariana Varella na gravação do DrauzioCast.

O documentário “Quantos dias. Quantas noites”, de Cacau Rhoden (“Nunca Me Sonharam”, “Tarja Branca”) chegou aos cinemas de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Salvador, no dia 12 de outubro e, para aumentar o acesso ao filme e promover um amplo diálogo sobre a temática urgente tratada no longa, a produtora Maria Farinha Filmes - líder em entretenimento de impacto na América Latina - firmou parceria com o médico, cientista e escritor, Drauzio Varella, para veiculação do conteúdo em um dos maiores canais sobre saúde no país.

Conhecido por popularizar a informação médica no Brasil, e por conversar com diversos públicos, Drauzio também fala sobre "Como envelhecer no Brasil" com a própria filha, a jornalista Mariana Varella, em episódio especial do Drauziocast. O episódio é parte de uma série de ações com o médico sobre o tema e estará disponível junto com o documentário a partir do dia 20/10, em seu canal do YouTube.

"Precisamos lidar com o envelhecimento de uma forma mais natural porque ele não começa apenas quando se completa 65 anos. Todos os dias fazemos ações que nos deixam próximos de um envelhecimento saudável ou não. E o documentário nos ajuda exatamente a refletir sobre isso: o que estamos fazendo individualmente e como a sociedade como um todo está contribuindo para uma velhice mais saudável e digna da população? É nossa missão abrir espaços para se falar sobre isso", afirma Dr. Drauzio Varella. 

"Passando por 'O Começo da Vida', 'Aruanas' e outras obras da Maria Farinha, nossa história já mostra o quanto acreditamos na potência do entretenimento de impacto e em estratégias de distribuição híbridas que possam aproximar mais as obras das audiências. Dados confirmam que a longevidade é uma revolução do nosso século, não estamos preparados pra ela e é uma conversa que impacta o presente e o futuro de todas as gerações. Por isso nos unimos com grandes pensadores desse tema, artistas, ativistas, e marcas conscientes do desafio para lançar o filme-movimento "Quantos Dias. Quantas Noites", afirma Luana Lobo, sócia e Co-CEO da Maria Farinha FIlmes.

Com a participação da filósofa e escritora Sueli Carneiro, da atriz e coreógrafa Mona Rikumbi, do médico gerontólogo Alexandre Kalache, da médica e escritora Ana Claudia Quintana Arantes e do líder comunitário Alexandre Silva, “Quantos dias. Quantas noites” apresenta, ainda, o testemunho de pessoas como Ana Michelle Soares (autora de “Enquanto eu respirar” e “Vida inteira”), ativista de cuidados paliativos e para quem a finitude se impôs de forma concreta aos seus 40 anos, em decorrência de um câncer de mama.

O filme é uma produção da Maria Farinha Filmes, idealizada por Marta Pipponzi, com patrocínio de Rede Itaú e RD - RaiaDrogasil. O lançamento conta com o apoio institucional do movimento global Ashoka e do UNFPA, agência da ONU para saúde sexual e reprodutiva, direitos, população e desenvolvimento. A produção tem ainda o apoio do Instituto Beja, do Movimento InFinito, da Plenae e da Associação São Joaquim, além de cerca de 32 instituições que atuam no tema e em rede para a campanha.

O Estatuto da Pessoa Idosa completou 20 anos neste mês de outubro, com 118 artigos que dão proteção e garantias para pessoas a partir dos 60 anos. Entre as ações, atendimento preferencial e viagens gratuitas em transportes públicos estão entre os direitos exercidos por este grupo, mas há ainda um longo caminho a percorrer e uma necessidade de atualização deste estatuto. Segundo o Estudo Institucional IEPS, o sistema de saúde não está totalmente preparado para o cuidado de idosos, e fatores como a solidão e falta de moradia digna também afetam de forma cruel essa parcela da população. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2020 havia cerca de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais no país, o que representa 14,3% da população total. A previsão é que esse número continue aumentando nas próximas décadas, chegando a 73 milhões de idosos em 2060, o que representará 34,1% da população total. “Quantos dias. Quantas noites”, e o episódio do Drauziocast sobre o filme, pretendem fomentar as conversas sobre este tema.

Sobre o filme

Estudos dizem que o humano que vai viver 150 anos já nasceu. Mas o que estamos de fato fazendo com essa oportunidade? "Quantos dias. Quantas noites", novo documentário da Maria Farinha Filmes (“Aruanas”, “Começo da Vida”) dirigido por Cacau Rhoden (“Nunca Me Sonharam”, “Tarja Branca”), realiza um profundo mergulho nos propósitos da nossa existência no planeta. Especialistas e pensadores nos convidam a enxergar as oportunidades e as desigualdades nesse tema, além da nossa própria conexão com o tempo e com a idade. Com a participação de Alexandre Kalache, Sueli Carneiro, Ana Claudia Arantes, Mona Rikumbi, Ana Michelle Soares, Tom Almeida e Alexandre Silva, o filme traz à tona uma investigação essencial no nosso século: a revolução da longevidade já começou, e veio para transformar o futuro de todas as gerações.