Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: SSP/TO

Foto: SSP/TO

A demanda de recursos para a construção da Cidade da Polícia em Palmas foi apresentada pelo secretário da Segurança Pública do Tocantins, Wlademir Mota Oliveira, em reunião com a coordenadora da Bancada Federal do Tocantins, senadora professora Dorinha Seabra Rezende, e parlamentares do Estado.

O encontro aconteceu na quarta-feira, 18, e também reuniu diversos gestores que apresentaram  demandas prioritárias para a aplicação das emendas de 2024.

O secretário Wlademir explicou que a Cidade da Polícia será construída em módulos, de modo a facilitar a captação de recursos. “As edificações possuem valores diversificados, perfazendo um total de R$ 200 milhões. Para concluir a primeira etapa da construção, pleiteamos a disponibilidade de R$ 80 milhões. Ficamos felizes em ver que o projeto foi bem recebido e acreditamos que a Bancada nos apoiará no sentido de viabilizar esta obra que é de grande importância para toda a sociedade”, informou. 

O governador Wanderlei Barbosa já destinou um terreno de 120 mil m² para a construção da obra em Palmas. O complexo centralizará delegacias e serviços especializados de responsabilidade da Polícia Civil do Tocantins.

“As instalações também permitirão uma integração entre a Polícia e a comunidade em geral já que haverá espaços para esporte e cultura, além do complexo de delegacias. Haverá um centro de esportes, auditório central e heliponto”, lembrou o secretário. 

A coordenadora da Bancada ressaltou a união dos parlamentares para levar o maior volume de recursos possível.  “Temos conversado com vários ministros e com o governador Wanderlei Barbosa. Ainda ouviremos outras instituições. Queremos fazer com que as nossas emendas possam atender as mais diversas áreas de forma objetiva, seja educação, saúde, assistência social, segurança. O volume de recursos é importante e a nossa atuação é para atender o cidadão tocantinense”, disse.

Além da pauta da Segurança Pública, na reunião foram apresentadas as seguintes prioridades:

Prefeituras: recursos para atender a saúde (atenção básica), assistência social (projetos sociais, manutenção dos CRAS e CREAS), e educação (transporte escolar);

UFT: construção do hospital universitário 

Unitins: construção de auditório

UFNT: ampliação da universidade 

IFTO: ampliação e aquisição de equipamentos 

Polícia Federal: construção das sedes em Palmas e Araguaína 

Polícia Militar: manutenção da frota de viaturas 

Polícia Rodoviária Federal: aquisição de veículos e equipamentos 

Embrapa: apoio a projetos de pesquisa e tecnologia. (SSP/TO, com informações Ascom Deputada Dorinha)

(Foto: Divulgação SSP/TO)