Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Foto: Divulgação Sebrae/TO

A região Vale do Araguaia recebeu nesta terça-feira, 24, o seminário de Nosso Território. O evento faz parte do projeto Territórios Empreendedores, uma iniciativa que busca a integração das lideranças públicas, privadas e do terceiro setor para o desenvolvimento econômico e social dos municípios.  

O superintendente do Sebrae, Rérison Antônio Castro, destaca que a jornada Territórios Empreendedores ocorre em conjunto com instituições parceiras e lideranças convidadas. Ele lembra que não existe custo para os participantes e a contrapartida esperada é a participação ativa nos encontros e na execução das ações previstas na Agenda de Desenvolvimento elaborada no âmbito de seu território. “Esperamos que ao longo da estratégia dos Territórios Empreendedores, que o grupo se organize de acordo com a opção de institucionalização mais aderente às próprias características e realidade local”, completa.  

Segundo ele, a partir dessa institucionalização e com a elaboração da Agenda de Desenvolvimento, o grupo de líderes, com o apoio do Sebrae e de instituições parceiras, iniciará a implementação das iniciativas planejadas, promovendo ações de desenvolvimento local e regional.  

O diretor técnico do Sebrae, Rogério Ramos, pontua que o seminário tem a proposta de levar oportunidade para discussão e reflexão sobre os dados e indicadores do território que será trabalhado no Vale do Araguaia. “O seminário reúne lideranças de acordo com o público-alvo proposto na estratégia Territórios Empreendedores, bem como comunidade em geral”.  

Paraíso do Tocantins conta com 5. 621 empresas, sendo 3.116 MEI, 2.194 ME e 311 EPP. 

Nesta direção, o Sebrae posiciona-se como condutor do seminário e apresenta as informações, fazendo a passagem da ferramenta do Observatório Territorial para uso das lideranças locais, além de apresentar as informações da atuação histórica do Sebrae no território. o Sebrae alcançou a Estratégia dos Territórios, que é dividida em oito encontros, está alinhada ao propósito do Sebrae que é transformar os pequenos negócios em protagonistas do Brasil. “O Vale do Araguaia conta com 16 municípios e nós contamos muito com a participação dos gestores porque eles também irão compor essa governança que é trabalhada em rede. Entendemos o desenvolvimento territorial como um processo, por isso não tem dia para acabar”, ressaltou a gerente do Sebrae em Paraíso do Tocantins, Renata Moura.  (Sebrae/TO)