Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Recorte/Reprodução Câmara dos Deputados

Foto: Recorte/Reprodução Câmara dos Deputados

A cerimônia de entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2023, realizada na tarde desta terça-feira, 24, na Câmara dos Deputados, em Brasília, chamou atenção pela quantidade de representantes tocantinenses. Além do governador Wanderlei Barbosa, e do vice Laurez Moreira, uma caravana composta por idosos e professores da Universidade da Maturidade (UMA/UFT) marcou presença. 

A UMA está entre os três vencedores do prêmio, indicada pelo deputado federal Ricardo Ayres. Também foram eleitos o Governo do Estado de Alagoas e a Escola Especial Favo de Mel (RJ). O prêmio é conferido anualmente pela Comissão de Educação e pela Mesa Diretora, a três indivíduos ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem destaque na defesa e promoção da educação no Brasil.

O clima foi de animação. Além do governador, vice e acadêmicos, também acompanharam a cerimônia, pelo Tocantins, os senadores Professora Dorinha Seabra Rezende e Eduardo Gomes, o ex-senador Eduardo Siqueira Campos, o deputado Ricardo Ayres, a primeira-dama Karynne Sotero, ex-prefeita de Palmas Nilmar Ruiz, o deputado estadual Fabion Gomes, a promotora de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Cynthia Assis de Paula, o reitor em exercício da UFT, Marcelo Leineker, o reitor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Airton Sieben, os professores coordenadores da UMA: Neila Barbosa Osório e Luiz Sinésio Neto, e ainda o juiz Arióstenis Guimarães Vieira - representando a Corregedoria Geral da Justiça do Tocantins. 

Em sua fala, o governador Wanderlei Barbosa enalteceu o projeto UMA. "Esse projeto tão bonito, esse projeto Uma Tocantins que tem levado alegria. A UMA quando chega, chega diferente. Nós temos um desfile e quando a UMA passa, é diferente. Quando a UMA está no auditório, é diferente. Além de um projeto com alcance social extraordinário, esse projeto educacional também tem um brilhantismo muito grande", disse a todos. 

Na oportunidade, Barbosa ainda destacou a importância da premiação e parabenizou todos os representantes da UMA presentes. "Parabéns a todos os senhores e senhoras estudantes do Tocantins", parabenizou.

Na visão de Ricardo Ayres, o projeto é uma construção coletiva. "Todos são corresponsáveis por este momento. Desde àqueles que participam do projeto como beneficiários, como também os nossos professores, os nossos dirigentes da Universidade Federal, e todos àqueles que com suas emendas também colaboraram para que chegássemos aqui", disse. 

A coordenadora da UMA, professora doutora Neila Barbosa Osório recebeu a medalha.

(Foto: Recorte/Reprodução Câmara dos Deputados)

UMA

A Universidade da Maturidade é um programa de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT), nascido em 2006, e compõe proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, buscando a integração dos mesmos com os alunos de graduação, identificando o papel e a responsabilidade da Universidade em relação às pessoas da terceira idade. (Matéria atualizada às 17h44min)

Acadêmicos da UMA foram uniformizados.(Foto: Recorte/Reprodução Câmara dos Deputados)

(Foto: Vinícius Santa Rosa/Secom-TO)

(Foto: Bruno Maia/Secom-TO)