Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Divulgação Arquivos Setas

Foto: Divulgação Arquivos Setas

O morador de Bernardo Sayão, Genival Faquini, 40 anos, ficou muito entusiasmado com a qualidade dos cursos promovidos pelo Governo do Tocantins, por meio da Gerência de Inclusão Produtiva da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). “Estou participando entusiasmado e interessado em terminar o curso porque quero aprender e começar a produzir para comercializar aqui mesmo na cidade, na feira livre e também vender para os mercados”, afirmou o aluno. Em Bernardo Sayão estão sendo ofertados os cursos de manicure e pedicuro, confeitaria e doces e conservas, no período de 23 a 27. 

Também nesta semana, no mesmo período, acontecem as capacitações em cabeleireiro, maquiagem e designer de sobrancelhas, em Caseara.

As alunas Jéssica Francisca Anunciação, 20 anos, e Deuzeli Lustoza Pereira, 23 anos, de Caseara, agradeceram a oportunidade dada pelo Governo do Tocantins e municípios parceiros. “Quero desenvolver para melhor atender as pessoas para montar meu próprio negócio”, afirmou Jéssica Francisca. “Quero conquistar meu sonho de ter minha empresa”, afirma Deuzeli Lustoza.

“O Governo do Estado está continuamente criando oportunidades e apoiando o desenvolvimento profissional das famílias tocantinenses”, destacou o secretário da Setas, Jonis Calaça. O gestor reforça a importância das ações e programas do Governo do Tocantins que favorecem a inserção das pessoas no mercado de trabalho, por meio de um emprego formal ou do empreendedorismo.

Meta

De janeiro a outubro de 2023, foram atendidos 20 municípios com os cursos profissionalizantes, capacitando 1.121 pessoas, segundo o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.

Capacitações

Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecem nos prédios das secretarias municipais, salões de igrejas, espaços físicos das câmaras municipais, entre outros, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.

Inclusão Produtiva

A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.

 Público alvo

Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.

(Foto: Divulgação Arquivos Setas)