Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Divulgação SSP/TO

Foto: Divulgação SSP/TO

Um indivíduo de 25 anos, iniciais R.S.C., investigado pelo crime de tentativa de homicídio, foi preso na manhã desta quinta-feira, 26, no Setor Santa Bárbara, na Capital, por policiais civis da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas). A prisão ocorreu no âmbito da Operação Paz, mediante cumprimento de mandado de prisão preventiva.

O crime ocorreu no dia 21 de julho de 2022, nas proximidades de um bar situado na Avenida Perimetral Norte, no setor Vale do Sol. Na ocasião, dois homens chegaram ao local e efetuaram 22 disparos de arma de fogo na direção de clientes, atingindo um homem de 30 anos, com pelo menos quatro tiros. A vítima foi socorrida em estado gravíssimo, ficando três meses internada no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O delegado Israel Andrade, responsável pela investigação e prisão de um dos suspeitos, explicou que o crime está relacionado ao contexto de disputa de poder entre facções. “A motivação do crime foi a guerra entre organizações criminosas. Inclusive, após a recuperação da vítima, esta recebeu uma ligação telefônica de um dos autores, debochando do ocorrido e dizendo que iriam terminar o serviço. Portanto, trata-se de mais uma importante prisão nesse enfrentamento aos crimes contra a vida e às organizações criminosas, que insistem em tentar gerar perigo à ordem pública e à sociedade palmense,”, destacou.

O outro autor do crime, D.S.S., foi morto no dia 15 setembro deste ano, após resistir a ordem de prisão e entrar em confronto com a Polícia Militar.

Essa é a 63ª prisão realizada pelas equipes da DHPP Palmas neste ano de 2023. O indivíduo preso foi encaminhado para a 1ª DHPP e após interrogatório e demais procedimentos legais, será encaminhado para a Unidade Prisional de Palmas.

Operação Paz

A ação policial ocorreu dentro do contexto da Operação Paz que acontece em todo o país, coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio do Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. Além do Tocantins, participam da Operação Paz os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Roraima. (SSP/TO)