Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Neste próximo sábado, 28, ocorre um eclipse lunar que poderá ser observado em diferentes regiões do Brasil, ainda que de forma penumbral — ou seja, com pouca variação de tonalidades. Assim, o grupo de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) Olhando para o Céu promove uma atividade de observação deste bonito evento astronômico.

O encontro ocorrerá na Praia da Graciosa, Palmas, a partir das 17h30, no ponto próximo ao parquinho infantil. “O eclipse terá início logo ao nascer da lua, por volta das 18h10”, afirma o professor Adão Montel, coordenador do projeto e docente do curso de Engenharia Civil. “A lua vai nascer avermelhada, mergulhada na penumbra da Terra, e, então, vai saindo lentamente. Por volta das 19h26, ela já deverá estar totalmente clara, novamente”, explica o professor.

Na ocasião, o maestro da UFT, Bruno Barreto, diretor de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão, estará tocando saxofone para os participantes do encontro, um momento imperdível ao pôr do sol!

Sobre o projeto

Olhando para o Céu é um projeto de extensão da UFT, coordenado pelo professor Adão Montel e com a participação de alunos bolsistas do projeto. O grupo realiza atividades de observações do céu tanto no Câmpus de Palmas quanto em locais externos, com o uso, quando necessário, de instrumentos que permitam uma melhor apreciação dos astros e fenômenos da Astronomia pelos participantes.

No Câmpus de Palmas, os encontros ocorrem às terças e quintas-feiras, entre 17h30 e 19h, e as atividades são abertas a quaisquer interessados da comunidade acadêmica e externa.

“Além de promovermos a divulgação científica, queremos dar a oportunidade para as pessoas de observarem os astros - lua, Sol e planetas - com o uso de equipamentos apropriados e seguros, quando necessários”, explica Montel.

Acompanhe o Olhando para o Céu em seu perfil no Instagram, para ficar por dentro de todas as novidades.

Educando, divertindo e divulgando Ciência

Ainda segundo o professor Adão Montel, o grupo busca promover a ciência nacional, com foco na Astronomia, partilhando informações sobre os principais centros de pesquisa em Astronomia do Brasil, como o Observatório Nacional e o Laboratório Nacional de Astrofísica, e divulgando publicações científicas nacionais da área e cujo acesso é gratuito, como a revista Cadernos de Astronomia, da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). 

“Percebemos que boa parte da população não tem essas informações, mesmo sobre fatos locais. O Tocantins, por exemplo, abriga uma cratera de meteoros, a Serra da Cangalha. Pouca gente conhece essa informação, e nosso projeto pretende preencher essa lacuna”, detalha o coordenador do projeto.

No último dia 14, o Olhando para o Céu promoveu uma atividade segura de observação do eclipse solar, em que diversas crianças e adultos aproveitaram os equipamentos e instrutores do projeto para observarem o fenômeno na praia da Graciosa.