Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Estudante Rian.

Estudante Rian. Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Estudante Rian. Estudante Rian.

O estudante Rian Alecrim Fernandes, 17 anos, da 3ª série do ensino médio na Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Deputado Federal José Alves de Assis, de Araguaína, foi selecionado para representar o Tocantins, no Programa Jovens Embaixadores (PJE), edição 2024.

O anúncio dos estudantes selecionados para o PJE foi divulgado pelo Comitê de Seleção da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.

Agora, o Rian entra no processo de preparação. Ele vai providenciar o passaporte e a documentação necessária para a viagem. Nos dias 16 a 19 de janeiro, o estudante participará dos encontros de orientação sobre o intercâmbio. O embarque será no dia 19 de janeiro, e eles ficarão nos Estados Unidos, no período de 20 de janeiro a 3 de fevereiro. A programação começa em Washington e, depois, os jovens irão para os estados anfitriões.

“No intercâmbio, Rian participará de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas da região e fará apresentações sobre o Brasil e suas comunidades. E nos estados anfitriões, os estudantes serão hospedados por uma família voluntária e terão a oportunidade de vivenciar a cultura e o dia a dia dos americanos”, explicou a professora Priscilla Mendes Kloster, coordenadora estadual do Programa Jovens Embaixadores no Tocantins, da Secretaria de Estado da Educação.

O processo seletivo para os Jovens Embaixadores é bastante competitivo. Neste ano, participaram cerca de nove mil candidatos, representando todos os estados brasileiros e, destes, foram selecionados apenas 56. A seleção foi realizada em várias etapas, como o preenchimento do formulário, apresentação de documentos, avaliações escrita e oral e a análise da ação voluntária realizada pelo candidato.

“É gratificante o reconhecimento de um aluno aprovado para o Programa Jovens Embaixadores, mostrando as possibilidades que o ensino de Língua Inglesa pode trazer para transformação da vida do estudante e da nossa escola. E traz reconhecimento para o trabalho de toda a equipe da unidade escolar”, afirmou a professora Ana Carollyne Irineu de Carvalho, de Língua Inglesa.

Uma história de dedicação ao inglês

O estudante Rian falou das aprendizagens e emoções de ter participado das etapas do programa. Ele passou a se dedicar mais no aperfeiçoamento da Língua Inglesa quando estudava o 6º ano do ensino fundamental e foi aumentando o seu interesse pelo inglês. “Eu leio livros, assisto a séries e filmes, em inglês, e quando estudo alguma matéria da escola, eu não me acanho em estudar em fontes estrangeiras”, frisou o estudante.

Rian é presidente do Grêmio Estudantil e atua na promoção do protagonismo de outros estudantes, motivando-os a serem mais presentes em trabalhos sociais. “Realizamos campanhas para arrecadação de roupas, comidas e brinquedos e eventos beneficentes com o intuito de levantar valores a serem doados para instituições de caridade ou de apoio à pessoa idosa, além de trabalhar atributos como generosidade”, afirmou.

E sobre a participação na seleção do programa, Rian comentou. “Eu tive o apoio dos meus orientadores da Superintendência Regional de Educação de Araguaína, da Instituição Parceira (IP), de minha professora, que me indicou, e dos demais estudantes que participaram das etapas da seleção para jovens embaixadores, e essa foi uma experiência com muitos significados para a vida”, ressaltou.

Rian falou sobre a alegria de ter sido selecionado. “Está sendo uma experiência incrível. Estou muito orgulhoso de ir representar meu querido estado lá nos EUA”, contou.

Programa

O programa Jovens Embaixadores visa beneficiar alunos brasileiros de destaque na rede pública de ensino por seu perfil de liderança, atitude positiva, engajamento em iniciativas de impacto/empreendedorismo social, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa. (Secom/TO)