Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Marcelo Les/DPE-TO

Foto: Marcelo Les/DPE-TO

Nesta semana, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) realiza novas edições do “Defensoria Itinerante”. Nesta quinta-feira, 9, a ação vai ocorrer em Mateiros, das 8 às 16 horas, no Centro de Eventos do município, que fica na Região do Jalapão, a 310 km de Palmas. Os atendimentos continuam na sexta-feira, 10, das 8 às 16 horas, na Casa da Cultura do Povoado Mumbuca, ainda em Mateiros.

O “Defensoria Itinerante” oferta assistência e orientação jurídicas gratuitas à população hipossuficiente de cada localidade visitada. Durante a atividade, serão prestados atendimentos nas áreas de Família e Sucessões, Criminal, Cível, Defesa da Mulher, Consumidor, Fazenda Pública, Moradia, Saúde, Juizado Especial Criminal e Direitos Humanos.

Além disto, para caso surjam demandas de reconhecimento de paternidade durante as ações, também serão oferecidos testes de DNA a baixo custo ao público assistido pelo programa defensorial.

Perfil da pessoa assistida

Para ser atendida, a pessoa com perfil de assistida pode comparecer ao local, sem a necessidade de agendamento prévio, com os documentos pessoais, comprovante de residência e, preferencialmente, com todo documento que possuir relacionado ao assunto sobre o qual pretender tratar junto à Instituição visando obter uma resolução.

Defensoria Itinerante

Por meio do "Defensoria Itinerante", a Instituição presta atendimento jurídico a tocantinenses hipossuficientes que vivem em regiões com mais dificuldades de acesso a uma das unidades de atendimento da Instituição.

Também são atendidas comunidades com menor viabilidade para o atendimento remoto [feito por ligação telefônica e/ou chamada de vídeo], a exemplo de povoados nas zonas rurais dos municípios. (DPE/TO)