Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O presidente do Conselho Regional de Economia do Tocantins (Corecon-TO), Luso Albateno Guimarães, participa em São Luís do Maranhão do XXV Congresso Brasileiro de Economia, que iniciou na manhã desta sexta-feira, 10, a 72ª Sessão Plenária Ampliada do Conselho Federal de Economia (Cofecon) para discussão de uma agenda conjunta dos Corecons e conselheiros federais.

Na pauta da reunião que marca o encerramento do Congresso, ocorrido de 7 a 9 de novembro, constam temas como a revisão da resolução que trata do registro de mestres e doutores, alterações na consolidação da legislação da profissão do economista, relacionamento com os profissionais economistas, mercado de trabalho e valorização profissional, fiscalização da profissão, entre outros.

Antes da plenária de encerramento do Congresso Brasileiro de Economia, os economistas presentes aprovaram a Carta de São Luís com base nas análises e avaliações realizadas ao longo do evento. Dentre os diversos temas abordados estão a reforma tributária, redução da taxa básica de juros, ampliação do emprego, políticas setoriais visando o desenvolvimento tecnológico e o aumento da produtividade, transição energética e a uma economia de baixo carbono, entre outras ações voltadas ao enfrentamento da emergência climática com políticas de mitigação e adaptação.

Para o presidente do Corecon Tocantins, o congresso desempenha um papel fundamental na promoção do diálogo, na disseminação de conhecimento e no estímulo ao desenvolvimento econômico. “Ele reúne renomados especialistas, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da área, proporcionando um ambiente propício para a troca de ideias, análises e reflexões profundas sobre questões econômicas prementes”, afirma Luso Guimarães, acrescentando que o evento proporciona um espaço valioso para a análise de questões emergentes, além de desempenhar um papel crucial na formação e inspiração de novas gerações de economistas.