Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A cidade de Ponte Alta do Tocantins, localizada a 148 km de Palmas, também conhecida como Portal do Jalapão, recebe nesta terça-feira, 14, projeto de foco cultural e turístico. É o projeto “Roteiro Turístico Artesanal e dos Saberes Autênticos", onde será realizado testagem do roteiro e os visitantes serão convidados a embarcar em uma jornada pelos encantos artesanais e tradições autênticas da região.

A programação conta com apresentações culturais, oficinas, rodas de conversa e visita a atrativos turísticos, artesãos locais e líderes comunitários. O roteiro foi construído em parceria com a comunidade junto com a agente de roteiro turístico do Sebrae, Cláudia Roberta, consultora do Sebrae de economia criativa. “O Tocantins é rico em belezas naturais e valorizar a cultura e os saberes autênticos é essencial para preservar a identidade local, promover o desenvolvimento sustentável e proporcionar aos visitantes uma autêntica e enriquecedora experiência tocantinense”, ressalta.

Ainda de acordo com a consultora, o evento não é apenas uma viagem pelas paisagens de Ponte Alta, mas uma imersão nas habilidades artesanais que passam de geração em geração. Desde a visita à Vereda de Capim Dourado até as pitorescas bancas do Mercado Municipal, cada parada revela a riqueza cultural do nosso povo.

Tradição

De acordo com a presidente da Associação dos Artesãos do Capim Dourado Pontealtense, Maria do Carmo Vieira, o Roteiro Artesanal e dos Saberes Autênticos de Ponte Alta ressalta a importância de manter vivas as tradições locais. “Resgatam as tradições que nossos antepassados nos transmitiram e esses saberes nos capacita a continuar transmitindo para as novas gerações e mostrá-los que é possível empreender com essas modalidades”, afirma.

Gestora do Artesanato no Sebrae, Celina Soares complementa que a rota turística dos saberes autênticos tem a proposta de apresentar aos visitantes de Ponte Alta do Tocantins o artesanato como importante manifestação cultural. “Mostra como o artesão transforma os valores e a identidade daquele povo em objetos e lembranças”, explica.

O evento acontece no mês de aniversário da cidade de Ponte Alta do Tocantins, quando o município celebra 65 anos de história. Esta é uma das ações do projeto Agente de Roteiro Turístico (ART), que possui ainda diversas vertentes de atuação. A realização é da empresa Cerrado Criativo à serviço do Sebrae Tocantins, sendo uma das ações do projeto  Agente de Roteiro Turístico (ART).

Programação:

14h30: Ponto de Partida

Local: CAT - Centro de Atendimento ao Turista de Ponte Alta do Tocantins.

15h00: Visita a Vereda de Capim Dourado

Local: Fazenda da Dulcimar

15h45: Visita a Banca da Maninha (Mel Flor do Cerrado)

Local: Mercado Municipal

Duração Prevista: 15 minutos

16h00: Oficina de Capim Dourado - Ateliê da Família Guedes Capim Dourado Business

16h40: Visita e Compras

Lojas: Coconha Capim Dourado e Cabana Capim Dourado

Área: Associação de Capim Dourado

18h00: Apresentações Culturais

18h00: Folia do Divino

18h30: Azibo Capoeira