Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Ranking Universitário Folha (RUF) divulgado nesse domingo, 12, pela Folha de São Paulo, traz um panorama das melhores e piores universidades do País, e a Universidade de Gurupi (Unirg) ocupa a última posição. 

No levantamento a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) também apresentam baixo desempenho.

A Unirg ocupa a 203ª posição com nota 3,98. A UFT, por sua vez, ocupa a 102ª posição (nota 48,58), e a Unitins na 198ª posição com nota 12,44.

A Universidade de São Paulo (USP) - com nota 98,85 - e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - com nota 98,20 - conquistaram mais um vez o primeiro e segundo lugares do RUF. Pela primeira vez, uma universidade do Sul ocupa a terceira posição - a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que apresenta nota 96,29.

Da Região Norte, a melhor colocada é a Universidade do Pará (UFPA) na 29ª posição (nota 80,46).

A pesquisa analisou 203 universidades brasileiras, públicas e privadas, a partir de indicadores: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização. 

Unirg se posiciona 

Por meio de nota, a Unirg, por meio da reitora Sara Falcão de Sousa, posicionou que os dados dos indicadores de avaliação do RUF não levam em conta as notas atribuídas à Universidade pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), prejudicando as IES municipais e estaduais, já que leva em conta as bases do Ministério da Educação (MEC) que não avalia a UnirG, tão somente registra seus números de forma quantitativa para atendimento do censo. 

Confira a nota da Unirg na íntegra:

Nota de Esclarecimento – Ranking Universitário Folha (RUF) 

A Reitoria da Universidade de Gurupi – UnirG publica nota à comunidade esclarecendo sobre a divulgação do Ranking Universitário Folha (RUF), publicado pela Folha de São Paulo:

-Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF não levam em conta as notas atribuídas à Universidade UnirG pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), prejudicando as IES municipais e estaduais, já que leva em conta as bases do Ministério da Educação (MEC) que não avalia a UnirG, tão somente registra seus números de forma quantitativa para atendimento do censo;

- A UnirG, é avaliada pelo CEE, que tem a sua regulamentação por meio da resolução 140/2023, seguindo o decreto federal 9.235/2017, sobre as avaliações de instituição superior municipais e estaduais. O decreto atende a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, regulamentando a supervisão e a avaliação. As organizações estaduais e municipais são avaliadas pelos conselhos estaduais de educação;

- Exemplificamos que o curso de Administração foi avaliado com o conceito 4.0 pelo CEE e está com a nota 2.0 no e-MEC, por não considerar o quantitativo do Conselho Estadual;

- Outro fator importante é que, torna-se parcial também, o resultado do Índice Geral de Cursos (IGC), emitido pelo MEC referente a Universidade de Gurupi, tendo em vista que, o MEC considera a média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC) pelo número de matrículas dos últimos três anos e não considera a nota de avaliação emitida pelo CEE.

A Universidade de Gurupi, que tem 38 anos de tradição no estado do Tocantins, reafirma a continuidade de suas ações de pesquisa, ensino, mercado, internacionalização e inovação, além de crescimento e expansão, em cumprimento ao seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e em atendimento à missão institucional que é Ser uma Universidade comprometida com o desenvolvimento regional e a produção de conhecimento com qualidade, por meio da ciência e da inovação.

Diante disso, afirmamos que a cada dia, por meio do esforço contínuo como uma instituição de excelência acadêmica continuamos contribuindo e colaborando para a construção de uma sociedade justa e democrática.

Sara Falcão de Sousa

Reitora da Universidade de Gurupi

Ranking 

O ranking retorna após quatro anos, depois de ter ficado suspenso durante a pandemia da covid-19. Na sua nona edição, desta vez apresenta uma avaliação inédita de todas as 203 universidades ativas no País - públicas e privadas. O levantamento é considerado dos mais importantes do setor no Brasil. (Matéria atualizada às 09h30 de 16/11/2023/Matéria com informação da Folha de São Paulo)