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Economia

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Foto: Divulgação Sebrae/TO

Considerada como a segunda maior bacia leiteira do extremo norte do Tocantins, o município de Augustinópolis, localizado a 512 km de Palmas, será sede da Rota do Queijo. O evento, realizado pelo Sebrae e que será oficialmente lançado no dia 22 deste mês, tem o propósito de fomentar o turismo em diversas localidades da região do Bico do Papagaio. O roteiro será realizado por meio do Famtour, uma viagem de reconhecimento para a divulgação e lançamento desse novo destino turístico.

A iniciativa ainda tem o objetivo desenvolver o turismo por meio das parcerias e capacitação de empresários e produtores rurais para produção, apresentação e venda do produto no Tocantins e outros estados.

A rota abrange diferentes opções de queijos produzidos por produtores rurais no extremo norte do Estado. No traçado inicial, ela contempla três queijarias, três propriedades rurais e 15 empresas do trade turístico em diferentes lugares. Nesta perspectiva, o turista pode buscar informações sobre o processamento dos queijos, degustar diferentes sabores e vivenciar momentos de lazer nas propriedades rurais. A iniciativa é uma ação dinâmica e a qualquer tempo novas queijarias podem ser integradas ao traçado.

O gerente do Sebrae, Wolney Nóbrega, destaca que fomentar o turismo rural no Bico do Papagaio e a geração de renda para pequenos produtores é um dos focos da instituição. Ainda segundo ele, a interação entre produtores, turistas e o trade turístico como todo, possibilita o desenvolvimento de novos negócios para a região. "O queijo, além de ser um produto com alto teor nutricional, é um patrimônio cultural que carrega em si um saber ancestral, que conecta terra, produção e mãos habilidosas de seus produtores", enfatiza.

O gestor ainda lembra que o trabalho está sendo desenvolvido para fomentar o turismo, conforme a vocação local da região. Ele pontua que a atuação dos técnicos e consultores do Sebrae foca em projetos de melhoria da produtividade nas propriedades rurais por meio de inovação e tecnologia para a venda dos produtos.

“Através do Sebrae TEC Agro temos levado conhecimento aos empresários do campo. E o interessante é que estamos integrando o turismo com o agro. Até mesmo porque nossa bacia leiteira é muito forte e vimos nestes produtos a potencialidade de empreender e levar toda essa cadeia produtiva para os consumidores, o que gera também autoestima para estes produtores e enxerguem novas oportunidades para o que eles produzem”, aposta.