Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Com o intuito de promover não apenas a comercialização, mas também a segurança e a qualidade dos produtos oferecidos durante o Natal Cidade Encantada, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) de Palmas realizou uma capacitação para os ambulantes credenciados para atuarem no evento, que ocorrerá de 24 de novembro a 30 de dezembro no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Na tarde desta sexta-feira, 17, eles tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre a estrutura e o funcionamento do evento, como também receberam curso sobre boas práticas na manipulação de alimentos, ministrado pela inspetora sanitária Silvana Teixeira, com ênfase na prevenção e promoção da saúde, assegurando que os consumidores aproveitem a magia do Natal de forma segura.

“A responsabilidade da vigilância sanitária é trabalhar com prevenção e promoção a saúde. Então o comerciante vai prevenir tendo boas práticas, e vai promover, porque as pessoas sairão alimentadas”, destacou a inspetora. Ainda durante a capacitação, os ambulantes foram orientados a prestarem atenção especial à conservação dos alimentos, à temperatura adequada, à correta utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e à maneira de servir os alimentos, evitando qualquer tipo de contaminação nos ingredientes manipulados. O curso foi ministrado na Casa do Empreendedor.

O credenciamento de micro empreendedores para participar de eventos promovidos pela Prefeitura de Palmas já faz parte do modelo de gestão, que visa o impulsionamento da economia local. Rogério Soares Melo, vencedor da categoria food truck do FGT 2023, expressou grandes expectativas para comercializar pela segunda vez no Natal Cidade Encantada, destacando o aumento nas vendas em comparação ao ano anterior, principalmente em razão da premiação recebida no Festival Gastronômico de Taquaruçu.

Credenciamento

O sorteio para o credenciamento dos ambulantes ocorreu na última terça-feira, 14, conforme detalhado no Edital de Chamamento Público Nº 9/2023, publicado no Diário Oficial do Município (DOM). Foram disponibilizadas 36 vagas no total, distribuídas entre ambulantes, Vila Gastronômica, artesanato, bebidas e floricultura. (Secom Palmas)