Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Secom/TO

Foto: Divulgação Secom/TO

Representando o Governo do Tocantins, o secretário de Comunicação, Márcio Rocha, participa do 3º Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação, que iniciou nesta segunda-feira, 20, em Foz do Iguaçu. O evento, que reúne representantes de 22 estados e do Distrito Federal, tem como foco a relação dos governos com o jornalismo multiplataformas e o combate às fake News.

Marcio Rocha destaca a importância do evento, pois proporciona um diálogo entre outras unidades federativas no debate em busca de uma gestão de resultados na comunicação pública. “O nosso governador Wanderlei Barbosa demanda sempre uma gestão de resultados, e esse fórum é muito enriquecedor e fundamental. Aqui estão sendo debatidos temas com relação à publicidade institucional, publicidade digital, novos meios de comunicação, além da questão das pesquisas para aferir as demandas da população do Estado e prestação de contas junto aos órgãos de controle”, explicou.

O secretário da Secom destaca ainda que o encontro proporciona uma comunicação mais proativa sobre as demandas comuns entre os estados, enquanto Secretarias de Comunicação, para dar um retorno efetivo ao cidadão. “Não só das ações do Governo do Estado, mas também dos direitos das pessoas com relação aos serviços públicos que o Estado oferece por meio da Secretaria de Comunicação”, completou Márcio Rocha.

Programação

A primeira palestra foi ministrada na manhã desta segunda-feira, 20, pelo conselheiro Ivan Bonilha, do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), elucidando sobre Fake News. À tarde, o CEO do Portal Poder 360º, Fernando Rodrigues, falou sobre a nova face da informação. O governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, também conversa com os demais secretários sobre as políticas públicas e estratégias utilizadas pelo Paraná no âmbito da comunicação pública.

O evento continua nesta terça-feira, 21, com a abertura do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que abordará os desafios de informar a população sobre as ações governamentais e prossegue até o dia 22.

Fórum

Com reuniões ocorridas em Salvador, em junho, e no Rio de Janeiro, em setembro, o Fórum Nacional das Secretarias de Comunicação tem como objetivo incentivar a participação das secretarias estaduais na formulação e execução de políticas públicas de comunicação. O encontro é uma oportunidade de promover um intercâmbio entre profissionais da área de todo o Brasil.

 Grupos temáticos

O secretário Márcio Rocha foi eleito presidente do grupo temático que vai debater questões jurídicas relativas às secretarias estaduais de comunicação, do qual participam também os secretários de Pernambuco, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. (Secom/TO)