Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, recebeu nesta terça-feira, 21, no Palácio Araguaia, a equipe da Associação Bem Comum, para dialogar sobre o projeto de Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (Parc). O programa apoia o poder público estadual na melhoria da alfabetização nos primeiros anos do ensino fundamental, com ações alinhadas ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, do Governo Federal, e tem parcerias com as instâncias estaduais e municipais.

A iniciativa apresentada pela Associação Bem Comum foi prontamente acolhida pelo governador Wanderlei Barbosa que expressou entusiasmo com as possibilidades que essa colaboração trará para a educação no Estado. "A alfabetização é a base para o desenvolvimento educacional e social de nossos cidadãos. Estamos comprometidos em garantir que cada tocantinense tenha acesso a uma educação de qualidade", ressaltou o Governador.

O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, destacou que o Governo do Tocantins já tem legislações que impulsionam a educação em todo o Estado e, com a parceria, os serviços poderão chegar de forma mais assertiva nas cidades do Tocantins. “No caso da alfabetização, vamos trabalhar com o bem comum, com políticas voltadas para a formação de professores, avaliações diagnósticas, avaliações finais e material de apoio pedagógico. Tudo isso já está previsto na nossa legislação e previsto no nosso orçamento para 2024”, afirmou.

O diretor-executivo da Associação Bem Comum, Veveu Arruda, compartilhou a visão da organização. "Estamos honrados em colaborar com o Governo do Tocantins. Nosso objetivo é contribuir com a qualidade da educação e esse programa permitirá atuação diretamente nos municípios do Estado, oferecendo recursos técnicos, alfabetização efetiva e formação contínua para professores", pontou.

Alfabetização em Regime de Colaboração 

A Parc é um projeto da Associação Bem Comum, iniciado em 2019, para apoiar o poder público estadual na implementação de políticas de melhoria da aprendizagem nos primeiros anos do ensino fundamental, focando na alfabetização. Inspirado no Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) do Ceará/CE, a Parc busca fortalecer a colaboração entre estados e municípios, visando soluções específicas em âmbitos estadual e local. 

O objetivo é transformar essas ações em políticas estaduais duradouras, garantindo continuidade, independentemente da mudança de governantes. O programa está, atualmente, em 15 estados, abrangendo 3.271 municípios e, aproximadamente, 2.804.880 alunos do 1° e do 2° anos do ensino fundamental na rede pública.

A proposta da Parc está fundamentada na premissa de que o sucesso do programa em cada estado depende de um desenho sistêmico que integre as estratégias:  Compromisso Político e Técnico; Cooperação e Incentivos; Avaliação e Monitoramento; Formação de Professores e Gestores; Material didático estruturado;  Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; Comunicação e engajamento pelo diálogo; Governança Participativa; e Institucionalização. (Secom/TO)