Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Registro de público presente na 1ª Audiência Pública realizada em 11 de novembro na ETI Pe Josimo.

Registro de público presente na 1ª Audiência Pública realizada em 11 de novembro na ETI Pe Josimo. Foto: Juliana Carneiro

Foto: Juliana Carneiro Registro de público presente na 1ª Audiência Pública realizada em 11 de novembro na ETI Pe Josimo. Registro de público presente na 1ª Audiência Pública realizada em 11 de novembro na ETI Pe Josimo.

A Prefeitura de Palmas realiza nesta terça-feira, 21, a segunda audiência pública para apresentação e coleta de contribuições para a revisão da Legislação Urbanística da Capital. A audiência acontece às 14 horas, Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Mello, no Jardim Aureny III. 

A proposta de revisão será apresentada por técnicos do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (Impup) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Públicos (Sedusr). A reforma envolve a atualização das Leis de Parcelamento, Uso e Ocupação de Solo, o Código de Obras e Edificações e o Código de Postura de Palmas.  

Toda comunidade da região sul de Palmas está convidada. A participação de toda sociedade civil é importante para adequação de leis e normas vigentes, mas defasadas, e que precisam passar por atualização baseada na realidade de uma capital em pleno crescimento.

Entenda o que muda

Alguns exemplos de propostas incluídas pela equipe técnica, a partir de estudos internos e debates com setores especializados convidados, são:

  • simplificação do Código de Obras e elaboração de cartilha ilustrada com exemplos práticos acerca da aplicação de parâmetros urbanos exigidos na revisão; 
  • inclusão de incentivos para construções sustentáveis;
  • criação de padrão de calçadas, com incremento da arborização e sombreamento;
  • definição de novas exigências para delimitação de vagas de estacionamento, incluindo estudo de impacto de trânsito por atividades geradoras de tráfego;
  • qualificação das áreas verdes e calçadas de lotes voltados para as avenidas é outro quesito que será incluído na revisão a fim de evitar trechos extensos de vias vedados por muros.

A revisão atende a preceitos estabelecidos no atual Plano Diretor - a Lei Complementar Nº 400/2018 e vai corrigir defasagens existentes há mais de 20 anos. A minuta em elaboração está disponível para consulta no hotsite revisaourbana.palmas.to.gov.br, onde também é possível deixar por escrito sua contribuição.

Estudos e debate

O calendário de eventos da revisão da Legislação Urbanística de Palmas se iniciou com reuniões setoriais e seminários públicos. A rodada de audiências públicas foi aberta no último dia 11 de novembro na região norte de Palmas. A última audiência está prevista para acontecer no dia 4 de dezembro, na ETI Almirante Tamandaré. Será possível também assistir às audiências através do canal do Youtube da Prefeitura de Palmas. (Secom Palmas)