Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em sessão extraordinária nesta quarta-feira, 22, a Assembleia Legislativa (Aleto) aprovou por unanimidade a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o ano de 2024, com 79 emendas aditivas propostas pelos parlamentares. 

A deputada estadual Claudia Lelis (PV) apresentou oito emendas e teve cinco aprovadas e comemorou a inclusão de importantes obras no orçamento estadual para o próximo ano. “A LDO é onde colocamos as prioridades e demandas que recebemos dos nossos municípios, dos nossos prefeitos e estou muito feliz de ter conseguido colocar obras importantes para o próximo ano. Tenho certeza que teremos um 2024 com muita obra e avanço em todos os municípios”, celebrou Lelis.

 Ciclovia na TO 030 e casas abrigo

Entre as emendas aprovadas estão a construção da ciclovia Taquaralto/Taquaruçu, na TO 030; a criação de eventos esportivos com provas de natação em piscina, no lago de Palmas, de ciclismo de estrada e de MTB, de triatlhon, de tênis de mesa, de basquete, futebol e outras modalidades esportivas. A Assembleia também aprovou a Claudia a construção de casas abrigo para as mulheres vítimas de violência, Gurupi e Araguaína.

Duplicação da TO 080 e 050 

As obras para duplicação da rodovia TO 080, que liga Palmas a Paraíso e a duplicação da TO 050 de Palmas a Lajeado também estão incluídas no orçamento do próximo ano. 

14,5 bilhões de orçamento

A Lei de Diretrizes Orçamentárias é responsável por nortear a construção do orçamento anual, definindo quais as metas e os gastos prioritários para o ano seguinte. No caso do Tocantins, o PLDO de 2024 prevê um orçamento com receitas e despesas de R$ 14,5 bilhões, um crescimento de 12,5% em relação à LDO de 2023.