Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Reprodução Jornal Nacional/TV Globo

Foto: Reprodução Jornal Nacional/TV Globo

Luzes, cores e um clima de magia no ar. As festas de final de ano se aproximam e Palmas ganha um brilho especial com o Natal Cidade Encantada, que mais uma vez contará com a Vila de Natal no Parque das Artes no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho e iluminação nas diversas regiões da cidade. A programação será aberta oficialmente no domingo, 26, às 18 horas com acendimento das luzes pela prefeita Cinthia Ribeiro, presença do Papai Noel e apresentações culturais. 

Tradição, tecnologia e regionalismo. O Natal Cidade Encantada em 2023 se firmou nesse tripé para apresentar uma decoração nos tons clássicos de vermelho, verde e dourado aliados à tecnologia das luzes de led e às referências regionais através de ícones da flora e da fauna do cerrado. 

Quem visitar a Vila de Natal se surpreenderá com elementos natalinos em tamanhos gigantes; suspensos no ar e espalhados por todo o gramado.  O espaço, que será todo concentrado na parte de cima do gramado, entre as avenidas LO-5 e Teotônio Segurado, contará ainda com Vila Gastronômica e palco, em área coberta, para as apresentações culturais. A capacidade é para 400 pessoas sentadas. 

Iluminação

O encantamento também ficará por conta do brilho da iluminação das principais avenidas da Capital, neste ano nas cores vermelho e dourado. Para o aguardado túnel de 14 metros (Ida e volta) na Teotônio Segurado foram utilizados 296 postes, 592 peças de arabescos, mais de três mil estrobos, mais de 60 mil metros de mangueira de led, contando com aproveitamento de material dos anos anteriores e inclusão de novos elementos e arabescos. Há ainda uma grande árvore na rotatória entre a LO-5 e a Teotônio Segurado, formada por mais de três mil estrobos de led. Também receberão decoração as Avenidas JK, LO-10, Palmas Brasil Norte, Palmas Brasil Sul, Ginásio Ayrton Senna; Avenida Tocantins, Taquari, Taquaruçu e Buritirana. 

Programação

A alegria também será garantida por uma vasta programação cultural, que acontecerá de 26 novembro a 17 de dezembro e contará com apresentações da Orquestra e Coral da Guarda Metropolitana, Circo os Kaco, Palhaço Batatinha, Small Band, Projeto Veredas e projetos culturais das Escolas Municipais que apresentarão espetáculos de música e dança, aos sábados e domingos, na Vila de Natal.

Já as regiões da Palmas Brasil Norte, Taquari, Taquaralto, Taquaruçu e Buritirana receberão a programação itinerante da Carreta Encantada, que percorrerá a cidade levando o Papai Noel e diversas atrações que deverão fazer a alegria de adultos e crianças.

“Após dois anos de programação consecutiva, o Parque das Artes já se consolidou, tanto por sua localização, espaço e acessibilidade, como o melhor local para concentrar a programação do Natal Cidade Encantada. Mas, contemplaremos também as demais regiões com a programação itinerante e temos certeza de que a população vai se surpreender e se encantar mais uma vez com tudo que foi construído para esse momento especial do ano”, afirma a presidente da FCP, Cleizenir Divina dos Santos. (Secom Palmas)