Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quatro centros de pesquisa da Embrapa participarão do International Fish Congress (IFC) Amazônia, que acontecerá em Belém (PA) nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro. O evento reunirá lideranças dos estados e países que compõem a região amazônica, representantes de todos os elos da cadeia do pescado – desde a produção ao beneficiamento – e nomes renomados do setor. Ao todo, são 70 conferencistas nacionais e internacionais confirmados.

Nos três dias de programação, o IFC Amazônia apresentará temas conjunturais e de mercado – como rastreabilidade e certificação, bioeconomia, pegada de carbono e Fundo Amazônia – visando acelerar o processo de desenvolvimento da aquicultura e pesca na região amazônica. O evento também debaterá temas técnicos, com o objetivo de impulsionar a produção e a rentabilidade aquícola nas águas amazônicas.

No dia 3 de dezembro, às 13h30min, o painel “Rastreabilidade e Certificação e as novas exigências dos consumidores” contará com a presença do pesquisador e supervisor da área de negócios da Embrapa Agricultura Digital (Campinas-SP), Anderson Luis Alves, e a diretora nacional de Compras de Pescado do Carrefour, Meg Fellipe.

Aquicultura como alternativa econômica

No dia 4, às 8h30, acontecerá o Seminário “Desafios e estratégias para o desenvolvimento da aquicultura como alternativa econômica competitiva e sustentável para a Região Amazônica”. A chefe-geral Danielle de Bem representará a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas/TO) na ocasião. No mesmo dia, às 10h40, será abordado o tema “Sistemas de produção de peixes redondos na Amazônia: A busca pela eficiência, produtividade e rentabilidade”. A pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Flávia Tavares, e o pesquisador Roger Crescêncio, da Embrapa Amazônia Ocidental (Manaus/AM) vão explanar sobre o assunto.

Ainda no dia 4, às 11h20, a chefe de P&D da Embrapa Pesca e Aquicultura, Lícia Lundstedt, apresentará o tema “Desafios e oportunidades da nutrição e alimentação de peixes nativos”. Após o almoço, às 14h, será a vez dos pesquisadores Eduardo Varela e Fernanda Almeida (dos centros de pesquisa Pesca e Aquicultura e Amazônia Ocidental) discorrerem sobre “Tecnologias de edição genômicas e reprodução em peixes amazônicos - avanços e desafios”.

Por fim, iniciando os trabalhos do dia 5, às 8h30, a pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura, Andrea Muñoz vai apresentar o tema “Viabilidade econômica da produção de peixes amazônicos”.

As Unidades da Embrapa Pesca e Aquicultura, Amazônia Ocidental, Territorial e Amazônia Oriental também apresentarão aos visitantes oito tecnologias no estande da Embrapa: Sistemas de Criação de Tambaquis em Tanques-rede; Teste de sexagem genética para tambaqui (Colossoma macropomum) e pirarucu (Arapaima gigas); Boas práticas de manipulação de entreposto de pescado; Centro de Inteligência e Mercado em Aquicultura – CIAqui; Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Aquicultura Brasileira (Site Aquicultura); Protocolos de alimentação para fase de engorda (I - 90 a 350 g e II- 450 a 1500 g) do tambaqui em viveiros escavados e Ver-o-Peixe: inovação para a piscicultura familiar.