Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

Foto: Luciana Pires/Secom Palmas

A prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, a secretária Municipal da Saúde (Semus), Anna Crystina Mota, e demais gestores visitaram na tarde desta quinta-feira, 23, a Unidade de Saúde da Família (USF) Laurides Lima Milhomem, localizada no Jardim Aureny III, durante entrega da reestruturação do local. A recém-reforma possibilitou a substituição do telhado e de instalações elétricas e hidráulicas, pintura e, ainda, novos mobiliários e equipamentos para a equipe profissional.

Ao todo, foram destinados R$ 875.172,39 de melhorias em 561 m² de área construída, além de cerca de R$ 150 mil em investimentos, com novos mobiliários e equipamentos. “Em Palmas hoje investimos mais de 22% do nosso orçamento anual na saúde. Essa reforma que aconteceu aqui é a mesma que está em andamento em outras oito unidades e que chegará também nas 34 unidades de saúde da Capital, além das duas Unidades de Pronto Atendimento”, frisou a prefeita.

A secretária Anna agradeceu todo o empenho e dedicação da equipe da unidade nos atendimentos realizados durante o período da reforma. “Vocês foram fundamentais para que essa entrega fosse possível, obrigada pela dedicação e acolhimento dos nossos usuários nesse período. Toda essa reestruturação é para que vocês também tivessem um espaço mais acolhedor e ambiência mais favorável para resolutividade das demandas da comunidade.”

Estrutura

O local possui 7 consultórios para atendimento médico e de enfermagem, 3 consultórios odontológicos, escovário, laboratório, farmácia, sala de observação, sala para os agentes comunitários e de endemias, salas para vacinação, procedimento, acolhimento e triagem, esterilização e expurgo, copa, depósito de materiais de limpeza, coordenação, banheiros, recepção, sala de espera e jardim de inverno.  

Serviços 

A unidade realiza serviços básicos e ambulatoriais de saúde como consultas médicas e de enfermagem, tratamento odontológico, fisioterapia, procedimentos de curativos e retirada de pontos, nebulização, pré-natal, programas de saúde do homem, da criança, do adolescente, do idoso, hipertensos e diabéticos, preventivo de câncer do colo de útero, troca de sondas e cateteres, administração de medicação de rotina e queixas leves como dores de cabeça, gripes e resfriados, diarreia, vômitos, entre outros.

São cerca de 12 mil pacientes cadastrados, na área de abrangência, que compreende parte do Jardim Aureny III, Setor União Sul e chácaras no entorno. A USF possui ao todo três equipes de estratégia de saúde da família com enfermeiros, médicos e dentistas, além da equipe multiprofissional com psicólogo, assistente social, fisioterapeuta e nutricionista. (Secom Palmas)