Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Mensagens enviadas para delegado por perfil que seria de criminosos.

Mensagens enviadas para delegado por perfil que seria de criminosos. Foto: Reprodução/SSP

Foto: Reprodução/SSP Mensagens enviadas para delegado por perfil que seria de criminosos. Mensagens enviadas para delegado por perfil que seria de criminosos.

Policiais da 1ª Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP - Palmas) começaram a receber ameaças de facção criminosa após a morte de Dad Charada, apontado como um dos principais articuladores de homicídios em Palmas. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 24, pela Polícia Civil do Tocantins.

O delegado de homicídios Eduardo Menezes também informou ter sofrido intimidação. O próprio delegado falou sobre o assunto durante coletiva realizada na manhã desta sexta-feira (24) para apresentar a transferência de um homem identificado como Luxúria ou LX, que é apontado como um dos mentores da onda de assassinatos na capital. 

LX foi recambiado nessa quinta-feira, 23, pela Polícia Civil do Tocantins por meio da 2ª fase da Operação Gotham City. Ele é apontado como a mais importante liderança de uma facção carioca atuante no Tocantins e estava recolhido no presídio de Mata Grande, na cidade de Rondonópolis (MT), desde o dia 30 de agosto, quando foi preso pelas equipes do Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar do Mato Grosso (Bope/PM-MT) com a ajuda da PM do Tocantins, em razão de suposta participação em um assalto na cidade de Cametá (PA), na modalidade novo cangaço.

Dad Charada, que teria sido recrutado por LX, foi preso em julho no Rio Grande do Sul e morreu no presídio de Araguaína, dias após ser transferido para o Tocantins. Ele foi encontrado morto na cela e o caso tomou repercussão nacional porque a família só enterrou o corpo após o IML realizar novo exame de necrópsia - sob suspeita do laudo que indicou suicídio para a causa da morte. O velório durou três dias.

Após a morte, os policiais receberam ameaças da facção que seria liderada por LX, segundo a Polícia. A PC informa ainda que um informante, ligado ao grupo, deu detalhes do plano de morte a ser executado contra um dos policiais e desde então, todos os agentes andam escoltados bem como seus familiares.

Contra o delegado, foi criado um perfil com o nome Tropa do LX, por onde começaram a enviar mensagens, além de curtir fotos do delegado com a esposa. 

Onda de homicídios em Palmas

Apenas nos primeiros 180 dias de 2023, Palmas registrou 96 homicídios - onda de assassinatos registrados principalmente nas regiões mais afastadas do centro da capital. 

A polícia diz que LX e Charada teriam ordenado pelo menos 50 mortes em Palmas.