Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Notas de Pesar

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Magistrados, familiares, amigos, servidores do Poder Judiciário do Tocantins, representantes dos poderes Executivo, Legislativo e de todo o Sistema de Justiça se despediram, na manhã deste sábado (25/11), do juiz aposentado Sândalo Bueno do Nascimento. O magistrado faleceu na tarde de sexta-feira (24/11) e o velório foi realizado no Pleno do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO).

Antes do encerramento do velório, por volta das 9 horas, foi realizado um momento com o espírita Ubirajara Augusto Pereira (Tio Bira) e uma celebração com o padre Eduardo Zanom. O corpo segue para Araguaína, onde será cremado em cerimônia reservada aos familiares.

A presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, lamentou a perda do magistrado. “Nosso coração se une ao da família do amigo Sândalo Bueno neste momento de profunda dor. O Tribunal de Justiça do Tocantins presta homenagens ao trabalho realizado pelo juiz Sândalo ao longo de sua carreira e por seu amor à Magistratura e à Justiça.”

Para a vice-presidente do TJTO, desembargadora Ângela Prudente, a magistratura do Tocantins e todo o sistema de justiça perde um magistrado vocacionado, competente e comprometido. “Um ser humano ímpar e pacificador, que deixa um legado de integridade, de compromisso e dedicação para com a justiça e sociedade. Contribuiu na construção e desenvolvimento do Poder Judiciário do Tocantins. O doutor Sândalo foi exemplo de profissionalismo pelas comarcas por onde passou. E nós tivemos a satisfação do convívio com um homem de família, esposo e pai amoroso, filho dedicado e fiel amigo de todas as horas. Que Deus conforte e fortaleça todos os familiares neste momento”.

Pioneirismo

A presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), Odete Almeida, ressaltou o trabalho e o pioneirismo do magistrado que também esteve à frente da instituição “O doutor Sândalo é um ícone na história da Asmeto. É o cofundador da nossa associação, juntamente com o desembargador João Alves. Um homem íntegro, um parceiro solidário, um colega amoroso, dedicado, inteligente, que dedicou muito, muito, muito da sua vida pela Asmeto. É uma perda muito grande, irreparável, mas todos nós somos muito gratos, muito gratos por tudo, todos os ensinamentos, com sabedoria, com a finesse que ele tinha, com equilíbrio. Somos muito gratos pela convivência com este ser humano ímpar que era o colega Sândalo.”

Gedeon Pitaluga, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Tocantins (OAB-TO) lamentou o falecimento do magistrado, uma perda para todo o Sistema de Justiça do estado do Tocantins. “Ele como professor, como magistrado, como advogado, como operador do direito, como jurista era um grande exemplo de competência, de denodo. E esse exemplo fica para todas essas gerações que o conheceram por mais de duas décadas trabalhando em prol do sistema judicial tocantinense.”

Autoridades presentes

Passaram pelo pleno do TJTO, os desembargadores(as) Eurípedes Lamounier, Pedro Nelson de Miranda Coutinho, Maysa Vendramini Rosal (corregedora-geral da justiça), Ângela Haonat, Helvécio de Brito Maia Neto e Bernardino Lima Luz (aposentado).  Compareceram também o vice-governador Laurez Moreira; a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro; o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), André Gonçalves, e os conselheiros Manuel Pires e José Wagner Praxedes; o procurador-geral de Justiça, Luciano Casaroti; e as procuradoras de justiça Vera Nilva Álvares Rocha Lira e Maria Cotinha Bezerra; a defensora pública-geral Estellamaris Postal; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereador Folha; a presidente da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ) no Tocantinsentre, Gizella Bezerra; a presidente da Associação dos Servidores do Tribunal de Justiça do Tocantins (ASTJ), Vera Lima; magistrados, advogados, diretores do TJTO, deputados federais e estaduais, e demais autoridades.

Sândalo Bueno

O magistrado tinha 65 anos, completados no último dia 19. Era casado com Maria Luiza do Nascimento, tinha dois filhos, Sândalo Bueno do Nascimento Filho e Stella Bueno do Nascimento, e quatro netos.

No Poder Judiciário do Tocantins ele atuou por 25 anos. Tomou posse como juiz de Direito em 25/10/1989 e sua aposentadoria foi publicada no Diário da Justiça de 13/03/2014. Em 1991, ele assumiu a presidência da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), onde exerceu dois mandatos. (TJ/TO)

(Foto: Elias Oliveira)