Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cotidiano

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 40 conselheiro tutelares eleitos no processo de escolha deste ano participaram de uma formação no Instituto Unitop, em Palmas, nos dias 20 a 24 de novembro, totalizando uma carga horária de 40 horas. A formação faz parte do programa "Escola Inéditos Viáveis", promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente - Cedeca Glória de Ivone.

Entre os temas abordados, como História da Infância no Brasil, Protocolo e Fluxos para Violação de Direitos, Trabalho em Rede, Práticas do Cotidiano, Peças de Trabalho e Simulações de Atendimento, o Cedeca implementou pela primeira vez o Sistema de Informação para Infância e Adolescência (SIPIA) no laboratório.

A conselheira tutelar do município de Barrolândia, Cleuma de Jesus, compartilhou suas experiências com as metodologias apresentadas durante a formação, destacando que esses conhecimentos serão implementados e aplicados no conselho de seu município. Ela enfatiza: "Todos os temas foram de suma importância, mas o Sistema SIPIA e os Crimes e Infrações Administrativas foram fundamentais para esclarecer algumas dúvidas".

Determinada pelo artigo 134 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a capacitação continuada para conselheiros tutelares deve ser feita por todos os municípios de modo a prestar um serviço qualificado na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Como exposto pela professora e vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Julane Marise:

“É de suma importância que os conselheiros e conselheiras estejam aptos e preparados para fazer um bom atendimento a população, especialmente crianças, adolescentes e suas famílias. Essa relevância da participação dos conselheiros tutelares na formação é todo uma diferença que dá no atendimento e potencializa a gestão municipal”, finaliza.

A primeira capacitação reuniu os municípios de Barrolândia do Tocantins, Miranorte, Dois Irmãos, Mateiros, Rio dos Bois, Rio Sono, Tabocão e Xambioá.

Próximas formações

Além de Gurupi ser próximo o polo a receber essa capacitação, o Cedeca Glória de Ivone e a Escola Inéditos Viáveis abriu nova turma para o polo Palmas. 

Confira o cronograma:

  • Inscrições até o dia 1º de dezembro de 2023

  • Prazo para pagamento de inscrições: até o dia 1º de dezembro de 2023

  • Período de realização: 04 a 08 de dezembro de 2023.