Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Bianca Zanella

Foto: Bianca Zanella

Tecidos de várias cores e estampas coloriram a manhã de terça-feira, dia 28 de novembro, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) "Karajá", no bairro Jardim Aureny III, em Palmas. Foi realizada nesta data a primeira oficina do projeto Incubadora Social para Mulheres em Situação de Vulnerabilidade Social, com o tema "Beleza Afro". Vinte mulheres participaram da oficina, que foi ministrada pela cabeleireira especialista e cabelos naturais, Marta Ferreira.

Marta iniciou o evento com uma roda de conversa falando sobre aceitação, estigma social do cabelo afro e transição capilar. Relatando a própria experiência, ela estimulou as demais mulheres da roda a também compartilharem suas vivências pessoais, que muitas vezes envolvem histórias de racismo e preconceito. "Eu já ouvi muito coisas como 'você não pode usar isso, não devia usar aquilo. Mas por que não pode? Por que eu sou preta? A gente precisa aprender que a gente pode usar o que a gente quiser!" disse dona Maria Geruza, com a voz da experiência de uma das mulheres mais velhas a participar do encontro.

Na parte prática, as mulheres aprenderam diferentes amarrações de turbantes, para usar no dia a dia ou em ocasiões festivas, e puderam levar para casa os tecidos para continuarem praticando e usando o que aprenderam a fazer.

Depois de Palmas, a oficina "Beleza Afro" da Incubadora Social segue para Araguaína, onde será realizada no dia 13 de dezembro, a partir das 14h, no Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do formulário eletrônico ou diretamente no local do evento.

Outras Oficinas

Além das oficinas de "Beleza Afro", também já está confirmada, em Palmas, a oficina "Autoestima e Empoderamento Pessoal". Esta será realizada no dia 12 de dezembro, terça-feira, a partir das 8h30 no Centro de Referência de Assistência Social "Karajá", localizado no bairro Jardim Aureny III Rua Trinta, Quadra 151, Lote 16).

A oficina será ministrada por Crislene Batista, que é estudante de Administração e especialista em gstão de carreira e imagem profissional. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no link ou diretamente nos Cras de Palmas.

Outras oficinas estão planejadas sobre temas como Teatro, Plantas Medicinas e Direitos da Mulher. As datas e locais serão divulgadas ao longo dos próximos meses.

Atendimento Psicossocial 

Outra ação prevista no projeto da Incubadora Social são atendimentos psicossociais com equipes multidisciplinares formadas por psicólogas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

Em Araguaína, o primeiro encontro para apresentação da equipe e início desses atendimentos com dinâmicas de grupo será realizado no dia 6 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 16h, no Centro de Geração de Renda da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). Em Palmas, os atendimentos também devem começar em dezembro, em data e local a serem confirmados.

O público prioritário das atividades do projeto são mulheres em situação de vulnerabilidade social, em especial mulheres em situação de rua. Entretanto, qualquer mulher ou menina a partir de 12 anos, ou até mesmo homens, podem participar. Basta preencher o formulário ou procurar diretamente os Centros de Referência de Assistência Social (Cras), os Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) ou os locais de realização dos eventos em Palmas e Araguaína.

Sobre o Projeto 

A Incubadora Social é um projeto da Universidade Federal do Tocantins realizado por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), com o apoio do Ministério das Mulheres, a Secretaria da Mulher do Estado do Tocantins e as prefeituras de Palmas e Araguaína, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes) e da Secretaria Municipal da Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), respectivamente.

A iniciativa pretende beneficiar cerca de 500 mulheres e suas famílias até o final de 2024, com a realização de oficinas, minicursos de capacitação, atividades culturais, atendimento psicossocial e outras ações de apoio e acolhimento. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail incubadorasocial@uft.edu.br ou no Instagram @incubadorasocialuft.