Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Vinícius Rocha

Foto: Vinícius Rocha

Durante a Conferência das Partes - COP 28 em Dubai, nesta sexta-feira (1), o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO), representando a Câmara dos Deputados e a Comissão de Educação, fez um apelo veemente pela necessidade de estabelecer um compromisso global que garanta remuneração adequada a países, estados, povos originários e agricultores de diferentes escalas que desempenham um papel fundamental na preservação ambiental.

No painel 'Governança Multinível para o Fortalecimento da Integração Climática Nacional', Ricardo Ayres enfatizou a importância de reconhecer os esforços desses atores na proteção de ecossistemas vitais e na promoção da biodiversidade.

“Os povos originários muitas vezes são os guardiões originais de terras e recursos naturais, desempenhando um papel crucial na manutenção de áreas de alto valor ecológico. Além disso, muitos estados, incluindo o Tocantins, transformam suas políticas públicas em práticas reais de preservação e sustentabilidade. Da mesma forma, os produtores que promovem a agricultura sustentável merecem reconhecimento, pois minimizam os impactos ambientais enquanto valorizam o desempenho econômico tanto de suas famílias quanto do país”, defendeu o deputado.

Por fim, Ayres encorajou os líderes presentes na COP 28 a implementar sistemas de retribuição justos e transparentes, assegurando que aqueles que se dedicam à preservação do planeta possam continuar seu trabalho. Ele salientou a importância deste reconhecimento pela comunidade internacional, especialmente em um contexto em que eventos climáticos extremos afetam tanto o Brasil quanto outras regiões do mundo. Segundo o parlamentar, a ação desses indivíduos e grupos é fundamental para mitigar os impactos das mudanças climáticas.