Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Mundo Pet

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

A serviço da população de baixa renda e em vulnerabilidade social de Araguaína desde outubro de 2020, o Centro de Castração Municipal já contabiliza mais de 3.800 cirurgias realizadas em cães e gatos, uma média de 100 por mês. Todo o serviço é feito por veterinários e profissionais da Secretaria de Saúde de Araguaína e em parceria com a UFNT (Universidade Federal do Norte do Tocantins).

Recentemente, prefeitura e universidade organizaram um Dia D para castração de gatos machos, que será realizado no dia 8 de dezembro, e todas as 60 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Henrique Xisto, diretor do Centro de Castração, explica que os animais foram selecionados por meio de um pré-cadastro. E para agendar o procedimento, é preciso entrar em contato com o ACE (Agente de Combate a Endemias) do bairro.

“Quando o agente fizer a visita na casa, o tutor precisa informar sobre o desejo da castração do pet. O servidor irá preencher uma ficha com todas as informações e encaminhar o pedido até o Centro. O cidadão entrará em uma lista, que é seguida por ordem cronológica”, explica o diretor.

Henrique também pede a atenção dos tutores para o dia da cirurgia. “Nós entramos em contato com o cidadão informando a data do procedimento. Se o tutor não comparecer e não justificar, ela perde a vez e vai para o final da fila para não prejudicar quem está aguardando pela cirurgia”.

O Centro de Castração Municipal de Araguaína realiza cirurgias em cães e gatos, machos e fêmeas, e também faz atendimentos para a vacinação antirrábica. O órgão funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas, e está localizado na Avenida Santa Terezinha, nº 506, no Setor Santa Terezinha.