Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Foto: Regiane Rocha/Secom Palmas

Em uma semana, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp) recolheu 92 árvores caídas em função das fortes chuvas na Capital. As duas chuvas de maior proporção de ventos ocorreram nos dias 4/12 e 28/11.

A maior parte dos troncos e galhos recolhidos é oriunda da chuva do dia 28/11. A região Central foi a mais afetada por quebra de galhos de grande porte ou queda de árvores de grande proporção. Todas as árvores ou galhos são serrados e encaminhados para o ecoponto de galhadas, onde são triturados para se transformar em compostagem usada no Viveiro de Flores e Horto Florestal de Palmas. 

Para o recolhimento de galhadas ou árvores caídas, é necessário que o cidadão ou comerciante informe à Seisp o endereço e se há bloqueio de via pelo telefone (63) 3212-7426, das 7 às 13 horas. É necessário dar o máximo de detalhes possível sobre o que foi atingido para priorização do atendimento. Caso haja contato da árvore com fiação elétrica, é necessário acionar a concessionária de energia elétrica para os procedimentos de segurança necessários. 

A Defesa Civil Municipal pode ser consultada para avaliação de situações de risco. Conforme já divulgado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), será realizado plantio de mudas nativas para reposição de massa verde nos canteiros, praças e outros pontos onde houve retirada de árvores que precisaram ser removidas por inteiro. (Secom Palmas)