Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cidades

Foto: Marcos Filho Sandes

Foto: Marcos Filho Sandes

As famílias araguainenses que não atualizam o CadÚnico (Cadastro Único) do Governo Federal desde 2021 devem renovar os dados até o final deste ano. A atualização cadastral é fundamental para garantir que as informações registradas no sistema estejam sempre de acordo com a realidade das famílias e garantam a regularidade de programas sociais, como o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) e a ID Jovem. A falta de atualização pode acarretar na suspensão do benefício.

“Os cadastros devem ser atualizados a cada dois anos ou sempre que houver alguma alteração, como mudança de endereço, transferência de escola, aumento do grupo familiar, mudança de renda. Qualquer alteração precisa ser informada”, explica Daniella Rocha, coordenadora do posto de atendimento do Cadastro Único em Araguaína.

O posto de atendimento do CadÚnico fica na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação de Araguaína, localizada na Rua Humberto de Campos, n° 508, no Bairro São João.  

Documentos obrigatórios para a atualização

Desde o mês de junho, para fazer ou atualizar o Cadastro Único, o Governo Federal passou a exigir a apresentação de documento com foto do responsável pela unidade familiar e comprovante ou declaração de residência, que deverão ser apresentados junto aos documentos de identificação de todos os membros da família. O objetivo da mudança é tornar mais seguro o processo de cadastramento.

Para fazer o cadastro novo, atualização, inclusão ou transferência, é orientado que o interessado apresente os seguintes documentos:

Identidade/ CPF/ Título de eleitor (18 aos 70 anos)/ Carteira de Trabalho/ Certidão de nascimento, casamento ou averbação de divórcio/ Declaração de óbito (em caso de exclusão de pessoas falecida)/ Comprovante atualizado de residência/ Declaração escolar (menores de 18 anos)/ Contrato habitacional (programa popular).