Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Conexão Tocantins

Foto: Conexão Tocantins

Contagem regressiva para os últimos dias de 2023 e faltando tão pouco tempo para acabar o ano, será que é possível quitar as dívidas até os últimos dias de dezembro e entrar em 2024 no azul? O fato é que o mês de dezembro gera agitação na administração e contabilidade dos empreendimentos.

Nesta época de fechamento, várias despesas extras surgem, como é o caso do pagamento do 13º salário, contratos temporários para atender as demandas e afins. Apesar do prazo ser apertado, o pequeno negócio ainda pode se planejar para buscar começar 2024 com as contas em dia.

Francisco Ramos, analista do Sebrae, comenta que o caminho mais vantajoso é aproveitar o fim de ano, as festas e as férias para potencializar as vendas e gerar maior fluxo de caixa. Segundo ele, este momento do ano é um é forte aliado do comércio e de serviços, então, nada está perdido para aqueles que estão no vermelho.

“É um grande desafio, mas não é impossível. O empreendimento deve investir nas vendas online e deixar o ambiente presencial preparado para receber a clientela. As dívidas devem ser analisadas, se possível, renegociadas e os gastos precisam de cautela”, orienta.

De acordo com o gerente, mesmo que o negócio consiga lograr êxito, é preciso trabalhar melhor a gestão no próximo ano para não passar nenhum sufoco. O especialista afirma que há a necessidade de um planejamento financeiro, tributário e investir em qualificação de preços e vendas.

Nesta vertente, ele ainda orienta que o empresário deve ter noção do fluxo de caixa, de quanto vai pagar e receber, previsão de receita, pagamento de impostos, contadores.

“O Sebrae também oferece auxílio por meio de parcerias com várias instituições financeiras, oferecendo melhores condições de empréstimos, como os programas Fampe e Pronampe. Caso necessário, não deixem de nos procurar, estamos aqui para te ajudar”, reforça.