Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Erivelton Viana

Foto: Erivelton Viana

O Sebrae realizou nessa terça-feira, 5, em Brasília, etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Na categoria Microempreendedora Individual (MEI), o primeiro lugar foi de Carla Naiara por seu desempenho à frente de uma loja de roupa e um brechó, além de organizar também uma feira do empreendedor em sua cidade, Ribeiro Gonçalves (PI) – onde um telão foi instalado para transmitir, ao vivo, a premiação e vitória emocionante de Carla. 

A família de Carla Naiara acompanhou a premiação na plateia. A empreendedora foi uma das quatro mil mulheres que se inscreveram no prêmio, volume 37% maior do que no ano anterior. As finalistas que participaram da cerimônia foram divididas em três categorias – Pequenos negócios, Produtora Rural e Microempreendedora Individual (MEI) – e já haviam passado pelas peneiras estadual e regional. O objetivo da competição é dar visibilidade e reconhecimento às empreendedoras brasileiras. 

“Todas vocês são vitoriosas pois acreditam em si, no trabalho que fazem, e são merecedoras do prêmio. Vocês podem sempre contar com o Sebrae”, disse a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, às finalistas durante a entrega do prêmio. “Vocês representam as quatro mil mulheres que acordam cedo, têm tripla jornada, superam todos os obstáculos e, mesmo assim, não perdem a esperança. Sabemos disso tudo, dos obstáculos, dos empecilhos, dos medos e das inseguranças. O Sebrae sabe disso e apoia, incentiva e quer aumentar o potencial das mulheres. Esse prêmio é um exemplo disso”, completou. 

Além da microempreendedora piauiense, dividiram o pódio na categoria MEI a imigrante e artesã venezuelana Norelis Madriz, da ProCriArt Awekü (Roraima), em segundo lugar, e Helen Viana, da HFBLESS Clínica de Estética Feminina (Rio Grande do Sul), em terceiro. 

Muito emocionada, a produtora de orgânicos Luciana Athayde, que comanda o Sítio Agroecológico Tolú, no Pará, levou o troféu na categoria de Produtora Rural. O segundo lugar foi para o Piauí, com a Maria Francisca dos Santos, que cultiva frutas e produz polpas, e Anna Gabriella Rodrigues, de São Paulo, ocupou a terceira posição com a produção de palmito na Palmitolândia. 

Já Andrea Carvalho, do Rio de Janeiro, agradeceu às inúmeras figuras femininas que a ajudaram na caminhada empreendedora que culminou com o primeiro lugar na categoria Pequeno Negócio. Ela trabalha com produtos feitos de papel artesanal, reciclado e biodegradável. Conquistaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, a empresária Elizangela Colodino, da JJ Borrachas (GO), e Marília Borba, da Pronto Imagem Radiologia Veterinária (RS). 

Confira abaixo a lista de ganhadoras: 

Microempreendedora Individual 

1º Lugar – Carla Naiana de Menezes Mota (Piauí) – Loja, brechó e Feira do Empreendedor em Ribeiro Gonçalves (PI)
2º Lugar – Norelis Nathalie Madriz Falcon (Roraima) – ProCriArt Awekü
3º Lugar – Helen Fernanda Dorneles Viana (Rio Grande do Sul) – HFBLESS Clínica De Estética Feminina 

Produtora Rural 

1º Lugar – Francisca Luciana Araújo Lisboa de Athayde (Pará) – Sítio Agroecológico Tolú
2º Lugar – Maria Francisca dos Santos (Piauí)
3 º Lugar – Anna Gabriella Rodrigues de Araújo Mayer Braga (São Paulo) – Palmitolândia 

Pequenos Negócios 

1º Lugar – Andrea Cunha de Carvalho (Rio de Janeiro) – Papel Semente
2º Lugar – Elisangela Sheila Colodino Feitosa (Goiás) – JJ Borrachas
3º Lugar – Marília Correa Borba (Rio Grande do Sul) – Pronto Imagem.