Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Carlos Eller/TRE-TO

Foto: Carlos Eller/TRE-TO

No Tocantins, 12.881 pessoas se autodeclaram quilombolas, segundo dados do Censo Demográfico 2022 divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e  Estatística (IBGE).  Ainda de acordo com as informações, dos 139 municípios tocantinenses, 32 cidades registraram a presença da população quilombola. O  estado ocupa, no ranking, o segundo lugar da Região Norte com o maior número de quilombolas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) tem trabalhado para garantir a inclusão e facilitar o acesso dos serviços eleitorais ao maior número de comunidades, uma vez que ainda existem muitas dificuldades na garantia dos direitos desta população. Nessa terça-feira, 5, a Comunidade Quilombola Barra do Aroeira, em Santa Tereza, recebeu as atividades do Programa Permanente de Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas.

A agente de saúde, Ana Célia Rodrigues, pertencente à comunidade, procurou os atendimentos que aconteceram na Escola Municipal Horácio José Rodrigues, para revisar a autodeclaração de grupos minoritários nos dados da Justiça Eleitoral. Consciente da importância do exercício da cidadania por meio do voto, Ana Célia destacou que as atividades na comunidade vão permitir que mais pessoas estejam em dia com a Justiça Eleitoral.

“Vim me autodeclarar como quilombola. Para nós, essa ação aqui na comunidade é de grande importância em questão ao acesso e inclusão, porque se a gente fosse se deslocar até a unidade de atendimento na cidade, fica um custo muito alto para o pessoal da comunidade. Ter acesso aos serviços aqui dentro da nossa comunidade é de grande valia”, afirmou a jovem.

Inclusão Sociopolítica das Comunidades Quilombolas

A ação do programa permanente visa levar acesso aos serviços eleitorais e compreender os problemas que dificultam o exercício pleno da cidadania por parte das comunidades quilombolas do Tocantins, levando educação política a todos os eleitores que vivem dentro dos quilombos.

Além dos serviços eleitorais disponibilizados pela Justiça Eleitoral, foram ofertados atendimentos médicos pela Unidade de Saúde José de Sousa Dourado e cadastro no Programa Bolsa Família, ambos realizados pela Prefeitura de Santa Tereza. (TRE/TO)