Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Bruno Felipe/Secom Palmas

Foto: Bruno Felipe/Secom Palmas

Quem quer entrar de vez no clima natalino que chegou em Palmas precisa visitar o espaço 'Natal Cidade Encantada 2023', que acontece até o dia 30 de dezembro, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, e ir conhecer a Vila Gastronômica, montada também no clima lúdico da época, com as charmosas casinhas de madeira. 

No local, o visitante pode encontrar desde artigos natalinos feitos artesanalmente até aqueles feitos com Capim Dourado, dentre outras peças. Quanto a alimentação, o espaço ficou bem eclético, ao gosto do palmense, onde é possível encontrar caldos, sorvetes, cachorro-quente, pipoca, doces temáticos de Natal, como o querido panetone, e ainda visitar a casa do 'bom velhinho'.

A novidade, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), tem o objetivo de fazer com que os visitantes aproveitem a experiência natalina como um todo, além de oportunizar ao pequeno empreendedor mais uma fonte de renda no final do ano.

A diretora de Indústria, Comércio e Serviços da Sedem, Marilene Lima, ressaltou que este ano os espaços de comercialização também fazem parte da decoração, com as casinhas em madeira integrando o espaço. Ela conta que a expectativa dos comerciantes são boas. “Aumentamos o prazo para eles participarem, para ter mais dias de vendas, mais de 30 dias de evento", explica a diretora, informando que obrigatoriamente eles precisam estar com as portas abertas de quarta a sexta-feira, "no restante da semana a abertura das barracas é optativa, nós já tivemos procura, e acredito, que a cada dia vão querer abrir mais outros dias, pois o espaço tem visitação todos os dias”.

Na avaliação da diretora, a diversidade é o diferencial deste ano: "As pessoas que visitam o local querem essa diversidade tanto na  gastronomia quanto na parte de artesanato, e além dos tipos tradicionais, como pastel, hambúrguer, tapioca, sorvete e doces diversos, tem muitos produtos com temas natalinos produzidos especialmente para este evento, pois foi tudo pensado com carinho para envolver o visitante no clima de Natal”.

Para a artesã Eclesia Maria Lustosa, que trabalha com macramê, capim dourado, dentre outros, está sendo uma experiência incrível fazer parte deste evento, que segundo ela, tem tido muita procura e muitas vendas. “As vendas estão sendo maravilhosas, artesanato é cultura, e neste evento não poderia ficar de fora, sem contar que o ambiente, a decoração, está tudo muito lindo e maravilhoso, as luzes, as barraquinhas, as casinhas da vila recheadas de produtos. E cada dia a expectativa é melhor”, entusiasmou a artesã.

Inovação

Já a confeiteira Graziela Bach, que não apenas fez os tradicionais docinhos e bolinhos em formato de árvore de Natal e Papai Noel, quis ir mais longe e aguçar o paladar dos palmenses e turistas, pois alguns dos seus produtos levam pequi na composição. A empreendedora fez seus produtos doces com o fruto mais conhecido e querido do nosso estado, o pequi. E, não é que a experiência inovadora está dando certo, principalmente os turistas se encantam com esta possibilidade de experimentar suas iguarias por ser além de um produto bem feito, também tem na base produtos do cerrado tocantinense, e mesmo na dúvida, a maioria resolve experimentar um brigadeiro de pequi ou o estrogonofe com castanha de pequi. “Nós trabalhamos com vários produtos do cerrado, o Strogonoff de castanha de Pequi, que é um trufado com as castanhas e o brigadeiro são os nossos regionais, também trabalhamos com brigadeiro tradicional. Aqui tá tudo gostoso”, disse a empreendedora.

Vila Gastronômica

Na Vila Gastronômica, o visitante pode encontrar pipocas, churros e algodão doce,caldo, pastel e suco de laranja, cachorro-quente, bolos, doces e tortas, hambúrguer, tapiocas, Açaí e sorvete; pizza e calzones, e derivados de milho e bebidas (cervejas, sucos, cremes, smoothies e  milk shake). E, artesanatos diversos, com ênfase em motivos natalinos. (Secom Palmas)