Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO

Em agenda de trabalho em Cariri do Tocantins, o governador do Tocantins em exercício, Laurez Moreira, entregou à comunidade escolar nessa sexta-feira, 8, a reforma geral do Colégio Estadual Tarso Dutra. O Colégio Tarso Dutra recebeu uma nova cobertura, reforma da rede elétrica, esquadrias, passeio e pintura, além da troca do piso, melhorias que demandaram um investimento de mais de R$ 1 milhão, recurso oriundo do Tesouro Estadual.

Laurez Moreira disse que o Governo do Tocantins sabe das necessidades das potencialidades da cidade de Cariri. "É um município pujante, que representa muito para o Tocantins e é importante que o Governo do Estado tenha essa preocupação de dar escola com qualidade, com todas as salas de aula com ar condicionado para que o professor e o aluno tenham conforto na sala de aula" frisou Laurez Moreira ao autorizar o secretario Fabio Vaz a realizar melhorias na quadra de esportes do colégio. "Eu quero que o secretário reforme a quadra de esporte deste Colegio", pontuou.

O titular da pasta da Educação, Fabio Vaz, destacou as condições do colégio e a importância de um ambiente acolhedor no processo de ensino e aprendizagem.

"Hoje, os banheiros estão bonitos, toda sala de aula aqui tem ar condicionado. Isso no estado do Tocantins é crucial, é necessário. O calor é muito grande. A cobertura foi feita, todo piso trocado, foi um investimento de mais de um milhão de reais nessa escola. O governador Vanderlei nos colocou para dar condições de trabalho para nossas equipes, dar um ambiente escolar melhor pros nossos estudantes", ressaltou o secretário, lembrando que o governo conta com mais de 200 obras na área da Educação.

A unidade conta com toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos alunos, a exemplo de alimentação, auditório, laboratório de informática, quadra esportiva coberta, biblioteca, laboratório de ciências, sala de professores, banda larga.

O colégio oferta o ensino fundamental 2 do sexto ano ao nono ano, o Ensino Médio da primeira, segunda e terceira séries, além da modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA para os alunos do sistema prisional. Ao todo a Escola conta com 276 alunos matriculados.

As melhorias realizadas constituem um fator importante de estímulo aos alunos, como afirma o estudante Ângelo Luiz Gomes, do nono ano do ensino fundamental. "A reforma do Colégio foi muito importante, tanto para nós, como para a sociedade, porque melhorou a educação as salas, agora estamos usando o ar condicionado e isso é muito bom para nós, favorece pra nós. Um ambiente assim é muito melhor", comemorou. 

A diretora da unidade, Nair Caraça, elogiou o Governo pelas melhorias realizadas. "Para nós é de suma importância. Eu sou servidora dessa escola há muitos anos e meus filhos estudaram aqui. E aqui não tínhamos condições de trabalho, era muito difícil e essa reforma trouxe uma amplitude muito grande, é uma satisfação trabalhar aqui, com salas climatizadas, com data show instalado, laboratório de informática, tudo isso trazido para nós através do nosso governador Vanderlei Barbosa e do nosso vice-governador Laurez Moreira. É muito orgulho pra mim neste momento", ressaltou.

Prefeito Junior Marajó disse que as obras rralizadas pelo Governo do Tocantins representam um sonho, porque isdo nunca tinha acontecido. "Esse grande evento aqui hoje, Governador, pra nós é um sonho. É o governo do Estado fazendo a sua parte. Hoje nós temos aí um governador e um vice governador que representam bem o Tocantins, principalmente o sul. 

(Foto: Antonio Gonçalves/Secom-TO)