Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Seminário Estadual de Mulheres do PT/TO, realizado no sábado, 16, no Victoria Hotel Plaza em Palmas, foi marco importante para as mulheres petistas que debateram temas como violência política e gênero, raça, autocuidado e deram o início à identificação das pré-candidatas a prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras nas eleições de 2024.

“Tivemos várias mesas, onde abordamos temáticas de muita relevância para nós mulheres”, destacou a professora Ana Cléia, secretária estadual de Mulheres do PT/TO. Segundo ela, elas iniciaram as atividades com a análise de conjuntura e logo após fizeram um debate sobre as mulheres nos espaços de poder e decisão.

As integrantes ainda tiveram uma última mesa com as palestras sobre Violência Política e Gênero e Raça, ministrada pela Professora Gleys Ially Ramos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Saúde Mental e Autocuidado, ministrada pela Ruth Caetano membro do Coletivo Estadual de Mulheres do PT/TO.

Estiverem presentes lideranças femininas como as ex-candidatas e presidentes municipais do partido dos municípios de Sampaio, Esperantina, Miranorte, Miracema, Lagoa do Tocantins, Dianópolis, Araguaína, Porto Nacional e Palmas, além da professora Gleidy Braga da UFT, professora Solange da UFT, secretária de Mulheres do PCdoB e da secretária de Estado dos Povos Originários e Tradicionais do Tocantins, Narúbia Werreria.

“Saio daqui fortalecida com o nível de encontro e debate que foi feito aqui hoje, com um olhar estratégico de conjuntura para as mulheres, porque somos nós mulheres gestoras naturais, então porque não ocupar os espaços políticos de poder para servir ao povo. Esse é um encontro que eu tenho certeza que vai frutificar de muitas mulheres potentes dentro da política tocantinense”, pontuou a secretária Narubia.

“Estou muito feliz em poder fazer parte deste momento de interlocução com mulheres de outros partidos e dispostas a construir e fortalecer as mulheres nos espaços de poder e decisão”, disse a professora Ana Cléia ao pontuar que “o seminário foi também momento de uma prévia do levantamento das pré-candidaturas das mulheres petistas para a disputa de 2024 nos municípios do nosso estado”.