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Educação

Foto: Freepik

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O Brasil tem mais de 214 milhões de habitantes, segundo dados do IBGE. Mas apenas 0,8% da população brasileira entre 25 e 64 possui um título de Mestrado, de acordo com Relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – enquanto a média dos países que compõe a OCDE é de 1,1%. Entre os 35 países avaliados, o país fica entre as três nações com menor número de doutores no mundo.

A pós-graduação stricto sensu (nível que titula o estudante como mestre ou doutor em determinado campo do conhecimento) brasileira cresceu 48,6%, para 4.650 programas em 2020. Em 2011, era apenas 3.128 programas.

Mas ainda é pouco. É um número irrisório de profissionais titulados, para um país do tamanho do Brasil que precisa se desenvolver para obter crescimento econômico e proporcionar o bem-estar social.

Segundo o coordenador dos programas de Mestrado da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Alexandre Sanches Garcia, o título de Mestre é uma das fórmulas para trilhar uma carreira de sucesso, e é relevante como critério de contratação. 

“O fato de ter o título de mestre já diferencia o cidadão na sociedade e o condiciona para pensar, refletir e propor soluções à sociedade. Sem dizer que as instituições de ensino, por questões regulatórias, necessitam admitir professores com titulação de mestre ou de doutorado. Além disso, grandes empresas precisam de mão de obra qualificada, e um título de mestre é o principal diferencial em currículos de executivos e profissionais liberais em gestão de negócios, sendo um grande peso para carreiras em ascensão”, explica o docente.

Para orientar quem está pensando em dar um passo na carreira e iniciar um Mestrado, o especialista listou as dicas a seguir. 

Afinal, o que é um Mestrado?  

Não é nenhum um bicho de sete cabeças. Trata-se de um curso que aprofunda o aprendizado obtido na Graduação, estimulando a reflexão crítica na busca de soluções para os problemas organizacionais e sociais por meio de pesquisas. 

Qual é o momento profissional ideal para fazer iniciar um Mestrado?  

A decisão de cursar um mestrado exige a avaliação do momento profissional que a pessoa passa em sua carreira. Não tem idade para iniciar um mestrado. Profissionais com muita experiência no mercado poderão aprender, por meio do estudo aprofundado com evidências empíricas, como metodologicamente categorizar e facilitar a comunicação de suas ideias e experiências para as organizações. Já os profissionais mais novos terão a oportunidade de, além de ampliar o conhecimento recentemente adquirido, contar com o empiricismo das práticas organizacionais discutidos em sala de aula. 

Quem pode fazer um Mestrado? Quais competências o candidato precisa ter?   

O Mestrado pode ser feito por graduados em qualquer área de conhecimento. Mas conhecimentos prévios nas áreas em que se quer especializar certamente contribuirão para um melhor aproveitamento do aprendizado. Pela característica dos mestrados, também é recomendável que o mestrando tenha as seguintes competências: proatividade, criatividade e resolução de problemas.

Qual é o perfil de um aluno de Mestrado? Quais características ou qualidades pessoais ele precisa ter?   

O mestrado exige determinação, autodisciplina e meticulosidade nos estudos. Isso porque, diferentemente dos cursos de graduação e de MBA, por exemplo, o aluno no Mestrado assume o protagonismo nas aulas. Logo, ele precisará de muita autodisciplina para se preparar para as aulas. 

E a dissertação? É difícil? Quais são as principais dúvidas e dificuldades que o aluno geralmente encontra no trabalho?   

O produto final de um curso de Mestrado é a elaboração da dissertação e sua aprovação perante uma banca examinadora composta, no mínimo, por três professores, sendo um deles o professor orientador da pesquisa do aluno. Portanto, para isso é necessário muito esforço nos estudos e esmero na qualidade da pesquisa feita.   

A maior dificuldade que os alunos enfrentam é o momento de escrever os textos. Portanto, a leitura constante durante o curso é fundamental para minimizar essa dificuldade. Mas na trajetória do curso, a principal habilidade desenvolvida será aprender a pesquisar, pois essa é a essência do mestrado. E para isso, há caminhos, técnicas e metodologias para desempenhar com excelência essa tarefa. (Com informações da Fecap)