Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Bruno Maia/Secom-TO

Foto: Bruno Maia/Secom-TO

O Palácio Araguaia, localizado na Praça dos Girassóis, continuará ornamentado com a decoração natalina até sábado, dia 6 de janeiro. Como parte do projeto Natal de Luzes, a decoração natalina em toda a área do prédio está exposta desde o dia 13 de dezembro de 2023, com o início da programação natalina do Governo do Tocantins.

O público pode apreciar a ornamentação na área externa do Palácio, em todos os lados do prédio público, tendo iluminação e enfeite de Natal na área Norte (fachada do Palácio), área Sul (sentido Av. Teotônio Segurado) e as áreas Leste e Oeste (ambas sentido Av. Jk). O projeto Natal de Luzes é uma ação anual, realizada em conjunto pelas Secretarias de Estado da Comunicação, do Turismo e da Cultura.

Visita na área interna do Palácio

Durante o período da manhã e tarde, o público pode visitar parte das dependências da sede do Governo do Tocantins. Ao chegar nas instalações do Palácio, o visitante é recebido no saguão central, situado no térreo. Neste espaço, ocorre uma explicação detalhada sobre os painéis de Lutas e Conquistas; em seguida, é apresentado o Ponto Geodésico do Brasil, simbolizado pela rosa dos ventos, que destaca o posicionamento geográfico central do país. Na mesma área, encontra-se a maquete da Praça dos Girassóis, uma representação em miniatura de toda a estrutura da maior praça da América Latina, que abriga o Palácio. A visita no térreo inclui também a Galeria de Governadores, uma Mostra de Artesanato e a oportunidade de conhecer o Primeiro Veículo Oficial do Governo, o Opala utilizado pelo ex-governador Siqueira Campos.

Desfrutando das férias no Tocantins, a aposentada Águeda Bacchi ficou encantada com a ornamentação do Palácio e com toda a estrutura nas dependências internas do prédio. Natural de São Paulo, ela não visitava Palmas há dois anos. Ao retornar à Capital do Tocantins, destacou o quanto a cidade evoluiu. “Fico impressionada com a Capital do Estado, como essa cidade cresce aos olhos dos seus moradores. Estar aqui nesse período de Natal deixa as férias bem mais atrativas, pois temos muito o que visitar e melhor, de forma gratuita”, afirmou Águeda, que estendeu a estadia em Palmas até o dia 8 de janeiro.

(Foto:  Frederick Borges/Secom-TO)

A mesma boa impressão teve Ricardo Bacchi, irmão da aposentada. Morador do Tocantins há mais de 30 anos, ele sempre passa o Natal com os familiares no estado de São Paulo. Neste ano, decidiu passar as festas de fim de ano em Palmas, pela primeira vez. “Para mim, foi uma grata surpresa. Não teve decisão melhor que essa, já que a cidade está linda, totalmente enfeitada. O clima está ótimo e posso mostrar aos meus familiares, que vieram de São Paulo, o quanto o nosso estado tem potencial turístico e como se prepara para o Natal, com toda essa linda ornamentação”, expressou Ricardo.

Só no mês de dezembro, foram registradas mais de 1.500 visitas na área interna do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. As visitas no Palácio podem ocorrer de segunda a sexta-feira, pela manhã das 8 às 12 horas e à tarde das 13 às 17 horas. O atendimento é realizado pelo Núcleo de Atendimento ao Turista do Palácio Araguaia (NAT), que oferece acolhimento em três tipos de modalidade, sendo a visitação guiada, a livre e a educativa. As visitas são totalmente gratuitas e livres, podendo também ser agendadas pelo e-mail: natpalacioto@gmail.com. (Secom/TO)