Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Um dos programas de maior importância executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promoveu a entrega, ao longo do ano de 2023, no estado do Tocantins, de 902,5 toneladas de alimentos oriundos da agricultura familiar. A iniciativa beneficiou cerca de 110 mil pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, distribuídas em 24 municípios.

O valor total das propostas do PAA no Tocantins atingiu R$ 4.722.598,05. O programa é executado com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Também ao longo de 2023, no Estado, por meio do Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro), foram escoadas 198 toneladas de borracha natural DRC 53%. O Prêmio consiste em uma subvenção econômica concedida ao produtor rural ou cooperativa de produtores rurais e faz parte da Política de Garantia de Preços Mínimos do Governo Federal (PGPM). É lançado quando o preço de mercado de um determinado produto está abaixo do Preço Mínimo, objetivando promover a garantia de renda ao produtor rural. 

Outro destaque do ano de 2023 no Estado foi a formalização de uma parceria estratégica com a Secretaria da Pesca e Aquicultura do Tocantins (SEPEA) para promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura.