Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação Secom Gurupi

Foto: Divulgação Secom Gurupi

A partir da próxima segunda-feira, 8, inicia o prazo para matrícula dos alunos novatos na rede municipal de ensino de Gurupi. O cadastro será feito exclusivamente de forma virtual, por meio de link disponível no site da Prefeitura de Gurupi até o dia 12/01 (sexta-feira). São ofertadas vagas mais de três mil vagas para o pré 1 e 2, 1º ao 9º ano do ensino fundamental e EJA (1º e 2º segmento).

A Prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal da Educação, explica que para maior comodidade dos pais ou responsáveis, a matrícula on-line simplifica e facilita o acesso as informações, bem como a localização das unidades escolares de acordo com o bairro (em um mapa disponibilizado no site) e ainda quais escolas possuem vagas disponíveis de acordo com série/ano.

Como fazer a matrícula?

Ao entrar no site, é preciso ler atentamente todas as instruções. Antes de acessar o formulário é possível entrar numa lista com todas as escolas que estão com vagas disponíveis. Para isso, basta inserir no campo de pesquisa a série/ano e o turno, que o sistema vai gerar uma lista, facilitando a escolha na hora da matrícula. Caso a unidade que deseja não apareça como opção, isso é porque não há mais vagas disponíveis na unidade que procurou.

Efetivação da Matrícula

Após fazer o cadastro, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade de ensino selecionada com toda a documentação solicitada para, então, efetivar a matrícula. 

As aulas na rede municipal de ensino de Gurupi iniciam no dia 22 de janeiro.

Documentos do Aluno

Certidão de Nascimento; RG; CPF; Comprovante de residência com CEP da rua; Cartão do SUS; Comprovante do NIS; Cartão Bolsa Família/Auxílio Brasil: extrato do recebimento do Bolsa Família/Auxílio Brasil; Título de eleitor (maiores de 18 anos); Laudo Médico (caso tenha deficiência); Histórico escolar ou declaração de transferência; Carteira de Vacinação; Foto 3×4; Documento judicial caso a criança esteja sob medida protetiva.

Também é necessário levar os documentos pessoais dos pais ou responsáveis legais.É preciso apresentar os originais e a cópia da documentação. A Certidão de Nascimento e o CPF são indispensáveis, assim como a transferência para os estudantes que vêm de fora da rede municipal de ensino.

Em caso de dúvidas, o pai ou responsável pode ligar no Departamento de Inspeção Escolar.