Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A aposentada Júlia Correia, de 70 anos, foi a primeira beneficiada com aparelho auditivo.

A aposentada Júlia Correia, de 70 anos, foi a primeira beneficiada com aparelho auditivo. Foto: André Araújo/Secom-TO

Foto: André Araújo/Secom-TO A aposentada Júlia Correia, de 70 anos, foi a primeira beneficiada com aparelho auditivo. A aposentada Júlia Correia, de 70 anos, foi a primeira beneficiada com aparelho auditivo.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES/TO), começou a entregar nessa quinta-feira, 11, os aparelhos auditivos para 253 pessoas atendidas nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs). Os equipamentos fazem parte da reestruturação da assistência à pessoa com deficiência, na SES.

“Eu já tinha até perdido a esperança de receber este aparelho, mas quando me ligaram eu dei graças a Deus por ter atendido minhas orações. Estou muito feliz em voltar a ouvir bem, pois eu não conseguia conversar direito com as pessoas. Agora eu estou entendendo tudo que falam. Estou muito feliz! É um sonho realizado!”. A declaração é da aposentada Júlia Correia, de 70 anos, moradora de Colinas do Tocantins. Ela foi a primeira paciente atendida com um aparelho auditivo, entregue pelo Governo do Tocantins, no Centro Especializado em Reabilitação (CER), naquele município.

“O cuidado à pessoa com deficiência é uma preocupação do governador Wanderlei Barbosa e nos últimos dois anos, focamos na polícia voltada para este público e de lá para cá, avançamos com a criação de uma superintendência específica para estes cuidados; restabelecemos as entregas de cadeiras de rodas, outros meios auxiliares de locomoção e bolsas de colostomia, além da criação da carteira de identificação da pessoa com espectro autista, dentre outras ações, pensadas no bem-estar destas pessoas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Felinto.

As ações da gestão estadual tem agradado pessoas como o professor aposentado, Hélio Miguel de Oliveira. “Eu estava a quase três anos aguardando este aparelho. Faz tempo que eu sei que as pessoas falam comigo, mas não entendo o que dizem. Até cheguei a comprar um aparelho, mas eles são caros e fiquei feliz em ganhar este, pois já estava precisando muito. Estou feliz e muito agradecido a esta ação do Governo do Tocantins”, afirmou o paciente.

No total, o Governo investiu cerca de R$ 1,9 milhão na aquisição dos aparelhos que atenderão a demanda reprimida de todo o Estado. Os equipamentos de última geração tem tecnologia bluetooth e possibilita o paciente a se conectar com outros aparelhos como smartphones. “São aparelhos personalizados e programados conforme a necessidade de cada paciente, seguindo avaliação da equipe multiprofissional do CERs de Palmas e Colinas. Já estamos trabalhando novas aquisições, para que os novos pacientes sejam contemplados no prazo de no máximo 60 dias”, afirmou a superintendente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (SRCPDC/SES-TO), Rosa Helena Ambrosio.

“Aqui fazemos todo o acompanhamento destes pacientes, com uma equipe de vários especialistas. Após avaliação, pedimos o aparelho adequado, que é configurado especificamente para cada paciente. Após a entrega, temos o prazo de adaptação, quando acompanhamos de perto, para ver se estão tendo o conforto objetivado e se realmente estão fazendo uso dos aparelhos”, explicou a fonoaudióloga do CER de Colinas, Jaqueline Rejane Lima. (Secom/TO)