Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A coordenadora do Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP), Verônica Salustiano, junto com o vice-secretário Vinícius Luduvice e os associados Dilson Júnior e Rafaela Lobato, acompanharam na manhã desta segunda-feira, 15, os engenheiros civis Daltro Pereira e Wellington César Teles que se voluntariaram para elaborar o laudo técnico do auditório.

A análise preliminar dos engenheiros é que a estrutura metálica do telhado e os pilares das paredes foram comprometidos pelo fogo e o auditório precisará ser demolido e reconstruído. “Com o calor do fogo, as vigas metálicas sofreram bastante modificação, algumas delas estão totalmente retorcidas, comprometendo a segurança de todo o telhado. As paredes e pilares também foram atingidos e, preliminarmente, a resposta é mesmo demolir e reconstruir”, explicou Teles. 

“Os próximos passos que podemos auxiliar o CDHP agora é a elaboração do laudo e da ATR (Anotação de Responsabilidade Técnica). A previsão é que este laudo seja concluído em 10 dias”, complementou Pereira. 

Os engenheiros também fizeram vistoria na parte administrativa do CDHP, que não foi atingida diretamente com o fogo, mas teve a parte elétrica comprometida pelo curto que gerou o incêndio. Ambos avaliaram as plantas baixas da estrutura do imóvel e o alvará de construção, que estão regularizados. 

“O Auditório do CDHP tem o nome da Ir. Leonízia Izabel, primeira coordenadora do Centro, que teve uma importância muito grande para a luta dos direitos humanos em Palmas. E será em nome não só dela, mas de todas as pessoas que levantaram esse prédio e construíram essa luta e a história do CDHP, junto a solidariedade dos atuais associados, amigos e parceiros, que iremos nos empenhar muito para fazer essa reconstrução. Nossos desafios levantando a bandeira dos direitos humanos são enormes por si só, mas a solidariedade é maior que as adversidades, confiamos nisso.", reforçou Verônica. 

Após receber do Daltro e do Wellington o laudo e um orçamento geral dos danos, o próximo passo é dar sequência no diálogo já iniciado com o Escritório Júnior do Curso de Arquitetura da UFT para fazer os projetos para fazer um orçamento mais preciso e levantar de recursos para reconstruir o auditório e para reformar a parte administrativa que precisa de modernização na parte elétrica e também na segurança. 

O auditório do CDHP passou por incêndio no último dia 8 de janeiro, provavelmente causado por curto no sistema elétrico. Desde então, a coordenação, associados, movimentos populares parceiros fazem uma campanha de arrecadação de recursos nas redes sociais. As doações estão sendo recebidas através da chave Pix cdhdepalmas@gmail.com.

(Foto: Divulgação CDHP)

 (Foto: Divulgação CDHP)