Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, será em Luís Eduardo Magalhães (BA).

O Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, será em Luís Eduardo Magalhães (BA). Foto: Divulgação Araticum Comunicação

Foto: Divulgação Araticum Comunicação O Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, será em Luís Eduardo Magalhães (BA). O Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, será em Luís Eduardo Magalhães (BA).

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoverá no dia 7 de fevereiro o Workshop Bicudo do Algodoeiro na Bahia - Safra 2023/24, no Centro de Treinamento e Tecnologia da entidade, em Luís Eduardo Magalhães (BA). O encontro será destinado aos cotonicultores, consultores, agrônomos, técnicos e gerentes das fazendas, como forma de ampliar a troca de conhecimento e o debate sobre os níveis de incidência de uma das pragas que mais prejudicam a produtividade e a qualidade da fibra nas lavouras.

Na programação, estão previstas apresentações sobre o cenário de infestação do bicudo durante o vazio sanitário nos núcleos de produção da Bahia, a atualização da legislação fitossanitária e as estratégias de manejo e boas práticas que poderão ser aplicadas para conter o avanço da praga ao longo desta safra. O evento também contemplará uma palestra com o pesquisador do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), doutor Francisco de Assiz, que vai trazer um panorama sobre as mudanças do clima diante do fenômeno El Niño.

O coordenador do programa Fitossanitário da Abapa, Antônio Carlos Araújo, explica que o evento contemplará também demonstrações de boas práticas de manejos para a prevenção e controle do bicudo do algodoeiro. “Teremos os depoimentos dos líderes dos núcleos e dos gerentes das fazendas e as interações dos consultores, que trarão uma interlocução prática do que tem acontecido no campo”, afirma. O Workshop, organizado pela Abapa, contará com a participação da Aiba, Adab, Embrapa, Fundação BA e INMET.

Programação

·       7h30 - Café da Manhã

·       8h - Abertura – Palavras dos Presidentes (Abapa – Aiba – Fundação Bahia)

·       8h15 - Situação do Bicudo durante o Vazio Fitossanitário nos Núcleos de Produção da Bahia – Antonio Carlos (Abapa)/ Fabiano Perina (Embrapa)

·       8h30 - Demonstração de Manejo e Boas Práticas Aplicadas para o Bicudo do Algodoeiro - Robson Silva (Grupo Mizote)/ Rafael Zacarias (Fazenda São Francisco)

·       9h - Resultados de Pesquisas para o Controle do Bicudo do Algodoeiro (Rede Bicudo e outros) - Dr. Ednilson Miranda (Embrapa)

·       9h15 - Mesa Redonda e Debate

·       9h45 - Coffee Break

·       10h – Atualização da Legislação Fitossanitária do Algodão – (ADAB)

·       10h15 - Situação e Previsões Climáticas para o Cenário do Algodão na Bahia - Dr. Francisco de Assiz (INMET).

·       11h15 - Encerramento. (Araticum Comunicação)