Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O edital objetiva difundir e fortalecer a cultura do carnaval nos diversos territórios de Palmas.

O edital objetiva difundir e fortalecer a cultura do carnaval nos diversos territórios de Palmas. Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP

Foto: Júnior Suzuki/Ascom FCP O edital objetiva difundir e fortalecer a cultura do carnaval nos diversos territórios de Palmas. O edital objetiva difundir e fortalecer a cultura do carnaval nos diversos territórios de Palmas.

A Fundação Cultural de Palmas (FCP) publicou no Diário Oficial dessa terça-feira, 16, o Edital Nº 1/FCP/2024 que vai premiar iniciativas culturais ou artísticas voltadas à celebração carnavalesca por meio de blocos de rua. Os recursos são de R$ 30 mil para cada bloco, somando um total de R$ 450 mil investidos na festa, o dobro da primeira edição. O período de inscrições será de 16 a 25 de janeiro de 2024.

Em sua segunda edição neste formato, o edital tem por finalidade difundir e fortalecer a cultura do carnaval nos diversos territórios do município de Palmas. Os recursos disponibilizados aos blocos devem ser investidos em estrutura, segurança, vestimenta e demais serviços, conforme especificado na publicação.

Conforme o documento, o apoio/prêmio será concedido para blocos, bandas, fanfarras, cordões, cortejo ou afoxés reunindo integrantes não remunerados, acompanhados de músicos contratados ou não, em formato de banda, conjunto musical, bateria ou orquestra, som mecânico que desfilam em determinado circuito de rua da cidade, de forma organizada, trajando camiseta e/ou abadá, com as logomarcas da Prefeitura de Palmas e da Fundação Cultural de Palmas, acompanhando um tema específico, cantando e/ou dançando. Os blocos devem possuir o mínimo de 30 integrantes.

“Este formato de apoio aos blocos foi bem recebido pelos foliões no ano passado. Por isso, este ano estamos ampliando os recursos e fortalecendo as regras, para que consigamos atender esta demanda por um carnaval de rua na Capital, que é um evento festivo e cultural que contempla pessoas de todas as idades”, ressalta a presidente da FCP, Cleizenir dos Santos.

Nessa terça-feira, 16, a prefeita Cinthia Ribeiro comentou nas suas redes sociais sobre o carnaval da capital. "Nem desligamos as luzes de Natal e vcs estão aí alvoroçados com o carnaval, afff maria. [...] Cadê os foliões de dos tradicionais blocos de rua? Vem novidade por aí...", anunciou. Segundo a gestora, até sexta-feira será anunciada toda a programação para o feriadão de carnaval. 

Inscrições

O período de inscrições no Edital Nº 1/FCP/2024, será de 16 a 25 de janeiro de 2024, por meio de protocolo no Resolve Palmas. O regulamento completo contendo objetivos, etapas, condições de participação e critérios de avaliação poderá ser acessado aqui.

Os interessados devem protocolar a solicitação para autorização de funcionamento do seu bloco de carnaval. Após as inscrições, a Fundação Cultural de Palmas receberá da Comissão de Análise e Deliberação de Autorizações de Uso. Serão analisados até 20 (vinte) projetos, conforme ordem de protocolo, e premiados os 15 primeiros que cumprirem os requisitos.

Cronograma

Publicação do Edital - 16/01/2023

Período de impugnação - 17 e 18 de janeiro de 2024

Período de protocolo dos projetos - 16 a 25 de janeiro de 2024

Seleção das propostas - 26 e 29 de janeiro de 2024

Publicação do resultado preliminar - 30 de janeiro de 2024

Período recursal - 31 de janeiro e 1 de fevereiro de 2024. (Com informações da Secom Palmas)